Rubia Fraga Alves escreve artigo sobre a importância do trabalho voluntário como uma atividade não remunerada que contribui para o bem-estar social, destacando benefícios, bases legais e orientações práticas para quem deseja se engajar.
Voluntariado é uma atividade não remunerada na qual uma pessoa dedica o seu tempo e habilidades para ajudar outras pessoas, instituições ou causas sociais. Esse tipo de trabalho é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Há clareza nas escrituras sagradas, referente ao serviço voluntario: Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até ficar satisfeito, sem, porém, lhe dar nada, de que adianta isso? Assim a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta (Tiago 2:14).
Há lei estabelecida para tal fim: Lei 9.608/1998, Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.
No Brasil, o Dia do Voluntário é comemorado em 5 de dezembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 e visa celebrar e reconhecer a importância do trabalho voluntário para a sociedade. Nesse dia, diversas ações são realizadas para homenagear os voluntários e incentivar mais pessoas a se engajarem nessa prática.
Os indicadores apontam uma crescente, na realização de atividades voluntarias por funcionários das mais variadas empresas e isso tem impactado de maneira extremamente positiva e transformadora as comunidades onde estas empresas estão inseridas.
Os objetivos do trabalho voluntário são variados, e dependem muito do tipo de atividade realizada. O principal objetivo é contribuir para o bem-estar da comunidade e das pessoas por meio da doação de tempo e habilidades.
8 Benefícios do Trabalho Voluntario:
- Melhora seu poder de comunicação;
- Desperta e aprimora sentimentos de empatia e sensibilidade;
- Dá a chance de entrar em contato com outras pessoas e culturas;
- Permite o desenvolvimento de ideias transformadoras;
- Leva a transformação pessoal;
- Te leva a aprender algo novo;
- Permite que você ajude uma causa na qual acredita;
- Muda a visão que se tem do mundo e das pessoas.
Quero me envolver em atividades voluntarias, e agora? como fazer?
Pesquise e analise opções na sua região, visite, fale com quem já faz voluntariado, se comprometa em dedicar tempo e sua habilidade para fazer o bem ao seu semelhante e a você mesmo, esteja preparado para o novo, para desafios, para conquistas e resultados, aproveite cada momento, cada situação, por mais difícil que possa parecer, você por ser agente de transformação.
Sugestão de trabalho voluntario – ASA – Ação Solidaria Adventista, toda cidade tem um grupo formado precisando de auxilio, (contato – Rubia 48 9 9943 0952).
Rubia Fraga Alves é escritora e evangelista, diretora da ASA (Ação Solidaria Adventista).