O projeto do aumento do número de desembargadores do poder judiciário de Santa Catarina, que tramita no parlamento catarinense, deverá ser votado na próxima terça-feira, 21 pelos deputados estaduais. A votação será primeiro na reunião conjunta das comissões (Constituição e Justiça; Finanças e Tributação; e Trabalho) e na sequência em plenário.

No TJ/SC os atuais magistrados já calculam o impacto da votação acelerada, caso as nomeações ocorram antes da eleição de 3 de dezembro, quando será realizada a eleição para a nova presidência.
Dois grupos estão na disputa. Um liderado pelo desembargador Rubens Schulz, e o outro pela desembargadora Maria do Rocio Luiz. Dos 12 novos desembargadores, dez devem ser nomeados por merecimento e tempo de carreira. Internamente, cada possível voto já foi mapeado. A tendência é uma divisão equilibrada. Os outros dois desembargadores entram pela vagas do Quinto Constitucional, da OAB e do MP/SC, em processos que levarão mais tempo.

Paralelo à tramitação do aumento de desembargadores, o TJ/SC também organiza a votação da lista tríplice do Quinto Constitucional da OAB/SC. Márcio Vicari, Willian Quadros, Ivan Naatz, Mauri Nascimento, Giovanni de Lima e Giane Brusque Bello, participam da disputa. A data da votação ainda não foi definida. A partir da lista tríplice, caberá ao governador Jorginho Mello (PL) a escolha do novo desembargador.