logo-branco.png

7 de setembro de 2024

Processo para beatificação de jovem promotor catarinense tem nova etapa

Depois da sessão solene de encerramento da etapa arquidiocesana, marcada para 6 de abril, o processo para beatificação do catarinense Marcelo Henrique Câmara será enviado para o Vaticano – onde inicia a fase romana. É um passo importante para a causa.

A tramitação começou em 2018, com a entrega do pedido ao Arcebispado de Florianópolis. A abertura do processo recebeu aval da CNBB Regional Sul 4 em 2019 e teve seguimento durante a pandemia. Entre 2020 e 2023 ocorreu a instrução do inquérito pelo Tribunal Eclesiástico, que ouviu testemunhas e fez a coleta de provas documentais.

No próximo dia 20 será inaugurado o Memorial Marcelo Henrique Câmara, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses, que marca os 16 anos de morte do promotor de Justiça catarinense. Segundo padre Vitor Feller, postulador da fase arquidiocesana, o objetivo é que o memorial seja um local de oração e peregrinação para os fiéis. Além disso, o local poderá abrigar relíquias e documentos relacionados a graças e milagres atribuídos à Marcelo.

O livro “No Caminho da Santidade: a vida de Marcelo Câmara, um promotor de Justiça”, escrito por Maria Zoé Espíndola, conta a vida do jovem catarinense, que morreu com apenas 28 anos. Ele descrito como um “verdadeiro apóstolo da juventude”, com atuação na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses, onde era catequista de adultos e ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.

Formou-se em Direito e, mesmo em meio ao tratamento contra a leucemia, passou no concurso público para promotor de Justiça, cargo que exerceu por um ano. “No começo deste terceiro milênio, em meio aos desafios de um mundo altamente secularizado, Marcelo nos confirma que a santidade é possível, e é um chamado para todos os estados de vida. É possível ser jovem, e ser santo. Mais que isso, é preciso!”, ressalta o padre Feller.

A biografia pode ser adquirida pelo site www.marcelocamara.org.br e está disponível também nas livrarias da Catedral, em Florianópolis.
________________________________________________________________________________________________________________
Marcelo Henrique Câmara morreu em 2008, aos 28 anos. Foto: divulgação

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing