Balanço da AMPESC em 2025 mostra força do ensino superior privado em Santa Catarina

Enquanto o debate sobre o acesso ao ensino superior cresce no Brasil, Santa Catarina já vive uma realidade concreta: a educação superior privada está presente em todos os 295 municípios do Estado, garantindo formação acadêmica, desenvolvimento regional e impacto social direto nas comunidades. Nesse contexto, o Sistema AMPESC completou 25 anos em 2025, avaliando o período como um marco de crescimento, presença regional e fortalecimento institucional.

A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) representa institucionalmente 41 associadas, entre faculdades e centros universitários, com sede em 24 municípios catarinenses. Juntas, atendem cerca de 30 mil estudantes, oferecem mais de mil cursos de graduação e pós-graduação e empregam mais de 5 mil professores e colaboradores, diretos e indiretos.

“Completar 25 anos com presença em todos os municípios catarinenses mostra o papel estratégico da AMPESC para o ensino superior privado. Essa força é resultado da participação ativa dos dirigentes, com forte presença regional, no planejamento e nas decisões da entidade”, afirma o presidente em exercício da AMPESC, Everaldo Tiscoski.

Em 2025, a entidade bateu recorde de mais de 6 mil atendimentos, com suporte jurídico, acadêmico e regulatório, além de orientações sobre programas de assistência estudantil, de forma presencial e remota.

Os números mostram o impacto social do Sistema AMPESC. Mais de 9 mil estudantes das instituições associadas recebem incentivos para acesso e permanência no ensino superior, como FIES e ProUni. Já o FUMDESC, programa criado em 2023 pelo Governo do Estado, atende cerca de 50% do alunado das faculdades e centros universitários associados, oferecendo assistência financeira parcial ou total aos estudantes.

A atuação comunitária também é expressiva. As instituições ligadas ao Sistema AMPESC realizaram cerca de 125 mil atendimentos gratuitos à população por ano, além de gerar impacto econômico direto, com R$ 1,7 milhão em arrecadação municipal via ISS e R$ 13 milhões investidos em projetos comunitários.

Formação continuada – O Instituto AMPESC também teve papel importante em 2025, promovendo 22 capacitações, presenciais e on-line, com 1.700 participantes. “Essas ações mostram nosso compromisso em preparar gestores e profissionais para os desafios atuais e futuros da educação”, reforça Tiscoski.

Cenário estadual – Santa Catarina conta hoje com aproximadamente 465 mil matrículas no ensino superior na rede pública e privada, desse total 87% são de matrículas na rede privada, contexto em que as associadas AMPESC estão inseridas. “Olhamos para o futuro com confiança e responsabilidade, defendendo políticas de acesso à educação para que o ensino superior seja o diferencial na vida das pessoas do nosso Estado”, destaca o presidente em exercício.

Para 2026, afirma Tiscoski, a meta é ampliar ainda mais a atuação institucional do Sistema AMPESC em Santa Catarina, apoiando as instituições associadas na formação de profissionais e contribuindo para que mais cidades avancem com educação, oportunidades e geração de renda.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit