logo-branco.png

14 de maio de 2024

Bares do centro leste de Florianópolis tem primeiro fim de semana com novo decreto

Bares, casas noturnas e outros estabelecimentos do centro leste de Florianópolis já estão funcionando conforme o decreto editado no início de abril pela Prefeitura de Florianópolis e que definiu novos horários para encerramentos das atividades, além da proibição de ambulantes no perímetro.

É o primeiro fim de semana das medidas, que pretendem manter a vocação boêmia da região, a sobrevivência dos negócios e, ao mesmo tempo, garantir o sossego dos moradores durante a madrugada. Uma das principais reclamações é quanto aos “bailes funks” que tomam conta das ruas, mesmo depois do encerramento das atividades dos estabelecimentos comerciais.

Segundo o município, as novas regras de horários no local foram acordadas entre moradores e comerciantes depois de várias conversas entre as partes interessadas. Entre os interlocutores, a associação de bares formada em 2022. “É um pacto de convivência”, afirma Juca Martins, gerente de negócios inovadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O funcionamento passa a ser até às 24 horas para todos – inclusive lojas de conveniências -, exceto sexta, sábado, véspera de feriado e feriado, quando o horário poderá se estender às 2 horas, mas sem som a partir da meia noite. Podem ir até às 4h os estabelecimentos que têm tratamento acústico adequado – três deles se encaixam atualmente. Os empreendedores precisam adequar os alvarás ao que prevê o decreto, que também veda expressamente caixas de som nas ruas.

A prefeitura anunciou melhorias no centro leste, como nova iluminação em LED e instalação de 20 banheiros químicos a partir de sexta-feira. Também vai implantar em breve um sistema de controle, a exemplo do que foi realizado com sucesso na região central, para impedir a circulação de pessoas com armas ou outros objetos potencialmente perigosos.
________________________________________________________________________________________________________________
Imagem das câmeras de monitoramento mostra movimento na rua Tiradentes no último dia 6, antes da vigência do novo decreto municipal. Foto: divulgação, SSP/SCC

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing