Berlanda participa de formatura de detentos em seu projeto de ressocialização em penitenciária

Na última sexta-feira, o deputado estadual Nilso Berlanda (PL) visitou São Cristóvão do Sul, na região de Curitibanos, para participar da solenidade de formatura de 14 detentos da unidade que concluíram o curso de operador de máquinas de costura.

Berlanda, proprietário da rede de lojas Berlanda, possui uma fábrica instalada dentro da penitenciária, a Berflex, que emprega detentos. Os formandos agora estão aptos a trabalhar na produção de colchões, sofás e estofados.

A Berflex utiliza a mão de obra dos detentos como parte de um projeto de ressocialização iniciado por Berlanda em 2009. O processo de ressocialização começa com o aprendizado de uma profissão dentro da penitenciária; em seguida, o detento passa a trabalhar, receber um salário e ocupar seu tempo com essa atividade.

Durante o evento, Berlanda cumprimentou os 14 formandos e discursou parabenizando-os: “A ressocialização é o assunto que eu mais falo em Santa Catarina. É um assunto que me motiva diariamente e que me faz viver melhor. Parabéns mais uma vez; enquanto eu viver, vou ajudar vocês.”

O projeto de Berlanda é reconhecido nacionalmente pelos esforços de ressocialização de presos, tendo sido destaque no Jornal Nacional em 2022, recebido o Prêmio Innovare em 2019 e concorrendo novamente este ano. Além disso, foi agraciado com o Selo Resgata, entregue pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen) a empresas que empregam pessoas em privação de liberdade.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit