Cases premiados mostraram como inteligência digital e engajamento podem superar estruturas tradicionais
A BN3 – Marketing Baseado em Números, agência com sede em Florianópolis, conquistou cinco troféus – três Ouro e dois Bronze – no Prêmio CAMP da Democracia, o mais importante reconhecimento da comunicação política no Brasil, durante cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 25, em São Paulo.

Uma das mais premiadas da noite, a agência, fundada em 2015 por Marcello Natale, Bruno Esteves e Neto Barni, consolida sua atuação no segmento de marketing político por integrar inteligência de dados, estratégia, mídia digital, conteúdo e análise de redes.
“Receber este reconhecimento no Prêmio CAMP da Democracia é uma conquista que reflete não apenas o trabalho da BN3, mas a força de uma forma diferente de fazer comunicação política no Brasil. Cada case premiado mostra que é possível unir dados, tecnologia e criatividade para gerar impacto real na sociedade. Estamos muito orgulhosos de ver campanhas que ajudaram a transformar histórias locais em exemplos nacionais, consolidando a BN3 como uma agência que combina inovação com propósito”, destaca Natale.
Na categoria Melhor Campanha de Mídia Digital: Acima de 200 mil habitantes, a agência levou Bronze com o case “Amom em todos os cantos: hegemonia digital contra máquinas políticas e sem fundo eleitoral”, de Manaus (AM). A campanha transformou a ausência de fundo eleitoral e o pouco tempo de TV em uma estratégia digital baseada em dados, mídia paga e conteúdos locais, consolidando Amom Mandel como liderança jovem da Amazônia.
Ainda na mesma categoria, a premiação foi Ouro com o case “Dados, causa e votos: como Andreza Romero se tornou a mulher mais votada da história de Recife”. A campanha criou a plataforma Central Animal para captar dados e engajar eleitores com serviços ligados à causa animal, alcançando 1,2 milhão de pessoas e gerando 4,4 milhões de interações. O resultado garantiu a reeleição de Andreza com 15.785 votos, recorde histórico para uma mulher em Recife.
O trabalho de Andreza Romero também foi reconhecido com a premiação Ouro na categoria Melhor Ação Digital para Governo, Partido ou Mandato, com o case “Central Animal: tecnologia, causa e política pública a serviço da proteção animal no Recife”. A plataforma registrou mais de 10,3 mil demandas e 6,4 mil cadastros, organizando atendimentos, gerando dados e transformando serviços em narrativa política. A iniciativa consolidou a vereadora como referência na causa animal. Os mesmos cases de Andrezza Romero já haviam sido premiados no Polaris, em junho deste ano.
Case Baitala leva Ouro na categoria abaixo de 200 mil habitantes
Na categoria Melhor Campanha de Mídia Digital: Abaixo de 200 mil habitantes, a agência recebeu Ouro com o case “61 votos e milhões de impressões”, que garantiu a vitória de Denilson Baitala em Guarapuava (PR). Estreante na política e sem estrutura prévia, sua campanha apostou no digital como pilar da virada, com segmentação por comportamento e engajamento, uso estratégico da polarização e conteúdos direcionados. A virada decisiva ocorreu na reta final, quando a base digital já consolidada permitiu reagir em tempo real ao apoio do candidato Samuel Ribas, garantindo a eleição com apenas 61 votos de diferença.
Campanha nacional: “Eu sou MDB”.
Já na categoria Melhor Campanha de Mídia Digital – Não Eleitoral, o destaque foi o case “Eu sou MDB: presença real em 25 cidades e 18 milhões de brasileiros impactados”, de alcance nacional. A premiação foi Bronze. Lançada às vésperas do processo eleitoral de 2024, a campanha reafirmou a presença do partido em todo o país. Com investimento de R$ 157 mil, impactou mais de 18 milhões de pessoas em 25 cidades estratégicas. A estratégia combinou conteúdos personalizados por município, valorização de lideranças locais e fortalecimento das bases, projetando a identidade e o protagonismo do MDB no cenário político nacional.
Polaris
Além do reconhecimento no CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político), em junho deste ano a BN3 também foi premiada na Europa com três troféus no Prêmio Polaris, considerado o mais importante do marketing político no continente.
Sobre a BN3
Fundada em Florianópolis em 2015 por Bruno Esteves, Marcello Natale e Neto Barni, a BN3 nasceu com a proposta de unir dados, tecnologia e criatividade para transformar a comunicação política e institucional no Brasil. A agência desenvolve soluções integradas que combinam inteligência de dados, planejamento estratégico, mídia digital, produção de conteúdo e análise de redes. A BN3 é responsável pela realização do maior evento de marketing político do País – o Compol Brasil. Reconhecida como referência nacional e internacional em marketing político, já foi premiada no Polaris Awards e no Prêmio CAMP da Democracia. Com uma equipe multidisciplinar, a BN3 segue mantendo-se versátil para atender partidos, candidatos, empresas, organizações da sociedade civil e agentes públicos.