O ex-presidente Jair Bolsonaro concluiu neste sábado a sua passagem por Santa Catarina em um roteiro de apoio às candidaturas do PL catarinense nas eleições municipais. Exaltado pelo governador Jorginho Mello como o “cabo eleitoral mais cobiçado das eleições”, Bolsonaro participou de comícios em sete municípios, além de ter batido fotos e gravado vídeos de apoio para dezenas de candidatos catarinenses que participam do pleito deste ano. O governador Jorginho, licenciado do cargo, acompanhou de perto todos os compromissos.
“Passo por aqui em Santa Catarina a convite do Jorginho para dar um abraço nos nossos candidatos. O povo está acordando para a política, está entendendo que os candidatos não são todos iguais. E nós temos que, cada vez mais, depurar e escolher os melhores. Votar em gente que se identifica conosco. Deus, Pátria, Família e Liberdade é a base, e também o direito à propriedade privada, o direito à legítima defesa, a liberdade econômica e a liberdade de expressão”, afirmou Jair Bolsonaro.
Principal liderança do PL nacional, Bolsonaro chegou quinta-feira de manhã a Santa Catarina, no aeroporto de Navegantes, por volta do meio-dia. Uma multidão aguardava por ele no aeroporto. Do local, subiu em cima de um trio elétrico e passeou pelas ruas de Navegantes até o Ferry Boat, no limite de Navegantes com Itajaí.
“Nós não disputamos eleições para vencer ninguém, nós disputamos para fazer melhor e entregar coisa boa pra população catarinense. Temos candidatos que depois vão montar os melhores times, pra garantir que as prefeituras trabalhem pra cuidar das pessoas, pra melhorar a vida de quem vive em Santa Catarina”, disse Jorginho Mello.
Seguiram em cima desse trio elétrico o senador Jorge Seif, além do governador Jorginho e de Bolsonaro. Estavam presentes também outras lideranças e o candidato a prefeito de Navegantes, Rogério da Equilíbrios, que recebeu o apoio do ex- presidente para a corrida municipal.
Em Itajaí, se juntaram ao grupo o candidato a prefeito pelo PL na cidade, Robison Coelho, juntamente com o seu vice, Rubens Angioletti, e o ex-presidente Bolsonaro mais uma vez hipotecou apoio para a candidatura do 22. Ele pediu voto, subiu em cima da sua caminhonete. Enquanto circulavam pela cidade, foram ladeados por uma multidão.
Na sequência, foi a vez da cidade de Balneário Camboriú. Em um hotel na cidade, “Bolsonaro fez todas as gravações possíveis para vários prefeitos de Santa Catarina, candidatos a vereadores que tiveram lá presente, ele não se negou a gravar para ninguém”, explica o vice-presidente estadual do PL em Santa Catarina, Bruno Mello.
Nas voltas pela cidade de Balneário Camboriú, em apoio ao candidato Peeter Grando, também do PL, foi no Camelô Central, onde as pessoas o aguardavam com muito entusiasmo. À noite, Bolsonaro participou da Festa Farroupilha e, em seu discurso, hipotecou o apoio ao Peeter.
Bolsonaro tinha agendas já marcadas no Sul do Estado, mas fez questão de reforçar também as candidaturas do PL em Itapema, com o candidato Alexandre Xepa (PL), e em Palhoça, de Eduardo Freccia (PL), em agendas montadas de surpresa mas que, mesmo assim, reuniram público expressivo para ouvir o discurso de Bolsonaro, líder político nacional que possui hoje a maior capacidade de mobilização do país.
Depois dessas duas agendas, ele foi para o município de Tubarão, onde discursou em apoio ao candidato Estêner Soratto, do PL, ex-secretário do governo Jorginho Mello.
O maior evento estadual do PL nessa sua passagem por Santa Catarina foi realizado em Criciúma, na noite de sexta-feira. Bolsonaro cravou em discurso seu pedido de voto ao candidato do PL na cidade, Ricardo Guido, na presença das expressivas lideranças partidárias. Estavam lá, além do governador Jorginho Mello, os senadores Jorge Seif, o Senador Beto Martins, os deputados federais Daniel Freitas e Júlia Zanatta, além do deputado estadual Jessé Lopes, entre outros. O evento reuniu mais de 5 mil pessoas.
O ex-presidente Bolsonaro permaneceu em Criciúma e no sábado pela manhã caminhou juntamente com o candidato Guidi por uma das principais avenidas da cidade, em mais um compromisso partidário em apoio aos candidatos do PL em Santa Catarina.
Mesmo Criciúma sendo a última agenda “oficial” no roteiro de Bolsonaro, antes de retornar a Florianópolis para pegar o voo, ele parou em Laguna e decretou ao apoio ao candidato a prefeito do 22, Preto Crippa, e também parou em Imbituba, onde fez um discurso de apoio ao candidato Michell Peninha (PL)
Com o sentimento de missão cumprida, o roteiro do governador Jorginho com o presidente Bolsonaro encerrou no meio da tarde deste sábado, quando o ex-presidente embarcou de volta para São Paulo. Foram três dias de esforços concentrados em apoiar as candidaturas do PL em Santa Catarina, que demonstram a proximidade do governador catarinense com o líder nacional da direita no Brasil.