Nosso colunista Cláudio Loetz não é candidato, mas também está em campanha. A partir de hoje, publicamos as ideias dos candidatos a prefeito de Joinville sobre a criação de parques públicos de lazer no município. As perguntas são as mesmas para os cinco candidatos. A entrevista de hoje é com Rodrigo Bornholdt (PSB).
Por que, na avaliação do candidato, não há nenhum parque público, digno do nome, em Joinville, com área de lazer e gastronomia?
Rodrigo Bornholdt – O tema nunca foi prioridade. Foi criado o Parque Caieiras na gestão do Tebaldi, mas é num bairro retirado. Temos que ter parques nas áreas urbanas. E há uma grande confusão entre parques e praças.
Qual é a importância que este assunto merece no teu programa de governo?
Rodrigo – É um tema bastante importante. Tem relação com a saúde das pessoas, com evitar doenças, com melhoria da qualidade de vida. Nossa intenção é termos praças onde não for possível criar parques, numa espécie de rede de equipamentos públicos de lazer e convivência social e familiar.
Onde serão implantados os parques?
Rodrigo – Nossa proposta é criarmos quatro parques nas regiões do Centro expandido – ao Norte, Sul, Leste e Oeste. Na área urbana do município, perto de onde as pessoas efetivamente vivem.
Estes parques terão aproximadamente 10 mil metros quadrados. Com aéreas verdes, recreação, pistas de corrida e caminhada.
O senhor sabe se há espaços públicos pertencentes ao município, onde estes parques poderiam ser criados?
Rodrigo – Sim. É possível utilizar áreas pertencentes ao município.
Desapropriar áreas privadas poderia ser um caminho?
Rodrigo – Eventualmente, pode ser necessário fazer desapropriações.
Também poderia ser feito via comodato.
Rodrigo – Essa também é uma possibilidade, mas com tempo máximo de até 30 anos porque se não, os proprietários das áreas dificilmente terão interesse.
Que tamanho os parques deverão ter?
Rodrigo – Os quatro parques propostos deverão ter 10 mil metros quadrados. Talvez um pouco mais. Para comparar: a área ocupada pelo 62 Batalhão de Infantaria (na região central da cidade) tem 6 mil metros quadrados.
Que tipo de equipamentos os parques devem oferecer aos joinvilenses e visitantes?
Rodrigo – Os parques terão quadras de esportes, locais para recreação e, preferencialmente, também espaços culturais. Neste caso, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, é exemplo.
Arte em destaque: Galvão Bertazzi.