Carmen Zanotto é eleita prefeita de Lages

Carmen Zanotto (Cidadania) foi eleita prefeita de Lages neste domingo (6). Carmen fez 58,47%. Seu principal adversário, o ex-prefeito Elizeu Mattos (MDB) fez 24,23%. Em seguida vem os candidatos: Lio Marin (União) 13,47%, Claudia Bratti (PT), com 3,72% e Leandro Brugnago (PCO), com 0,12%.

A disputa em Lages foi marcada pelo favoritismo de Carmen Zanotto (Cidadania), pela conturbada volta à política do ex-prefeito Elizeu Mattos (MDB) e pela ausência na disputa do tradicional PSD, que apoiou a candidatura de Lio Marin (União Brasil).

Carmen venceu a disputa quatro anos depois da derrota por apenas 56 votos para o prefeito Antonio Ceron. Depois desse embate, o rumo dos protagonistas da política da Lages seguiu caminhos diferentes. Carmen foi reeleita deputada federal em 2022 e assumiu a Secretaria Estadual de Saúde do governo Jorginho Mello (PL). O PSD, por sua vez, fragilizou-se com a inclusão de Ceron entre os réus da Operação Mensageiro.

Elizeu Mattos passou a campanha inteira às voltas com pedidos de impugnação da candidatura pelo Ministério Público Eleitoral, que o considerava inelegível por ter renunciado ao mandato de prefeito em 2016 enquanto ainda havia um processo de cassação do mandato na Câmara de Vereadores. Elizeu venceu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), por quatro votos a três, mas foi novamente considerado inelegível às vésperas do pleito por decisão do ministro Floriano Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte ainda vai analisar novamente a elegibilidade do emedebista.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit