coluna ponte cultural

Carnaval 2026: Cultura, emoção e identidade prometem atravessar a Nego Quirido

Foto: Germano Rorato/ND

A Passarela Nego Quirido será, mais uma vez, o palco onde a cultura, a emoção e a identidade das escolas de samba da Grande Florianópolis desfilarão com força e beleza no Carnaval 2026. Com enredos que homenageiam personagens históricos, marcos culturais, espiritualidade, ancestralidade e o tempo, cada agremiação promete levar o público a uma viagem única. A Coluna Ponte Cultural conversou com alguns dos presidentes das agremiações, que compartilharam com exclusividade suas expectativas e emoções para o desfile.

Foto: Germano Rorato/ND

Acadêmicos do Sul da Ilha
Enredo: “O Baile dos 100 Carnavais: O Lira É o Rei da Folia!”
A verde, rosa e branco do Sul da Ilha reverencia a história centenária do Clube Lira, celebrando a importância do tradicional clube de Florianópolis.

G.R.E.S Consulado
Enredo: “Optchá! No Caminho para o Eldorado. Nosso Destino É Pandeirar!”
Atual campeã do Carnaval 2025 e celebrando seus 50 anos, a Consulado mistura história e simbologia em um enredo cigano e malandro.
Em entrevista exclusiva, o presidente Alexandre Martins Ferreira “Casinha”, comentou:

“O que o público pode esperar é mais um carnaval emocionante da escola. Carnaval organizado, com um samba de fácil assimilação, que faça a escola e o público cantarem juntos. É um ano importante, estamos completando 50 anos e vamos resgatar nossa história, trazendo ex-presidentes, baluartes, gente que construiu a Consulado. Nosso enredo não fala só dos 50 anos: o carnavalesco misturou a simbologia cigana do pandeiro com a nossa trajetória. Vai ter cigana, malandro sambista… Tem tudo pra ser um grande desfile, especial, como nossa história merece.”

Dascuia
Enredo: “Valdeonira: 90 Anos da Matriarca em Verde e Rosa”
A escola do Morro do Céu celebra a história viva de Valdeonira dos Anjos, referência para a comunidade e símbolo da resistência feminina no samba.
A presidente Edna Maria dos Anjos, filha da homenageada, traz para a Nego Qurido essa narrativa emocionante que costura memórias, afetos e raízes familiares.

Embaixada Copa Lord
Enredo: “As Doces Aventuras de Rocambole” vice-campeã de 2025, a Embaixada promete leveza, sabor e imaginação com um enredo lúdico e cheio de cores, convidando o público a mergulhar nas aventuras de um doce personagem encantador.

Império Vermelho e Branco
Enredo: “Ojúobá, Sob os Olhos do Rei”
A escola traz para a avenida a espiritualidade e força de Xangô, orixá da justiça e do trovão, como símbolo de resistência e sabedoria ancestral.

Jardim das Palmeiras
Enredo: “Fé nas Águas: Caminho de Devoção, Celebração e Religiosidade”
Estreando no grupo especial, a agremiação apresenta um enredo que une fé, devoção e a simbologia das águas nas religiões e culturas afro-brasileiras.
Segundo o presidente:

“O enredo tem como objetivo transmitir uma mensagem de celebração da fé, da cultura e da religiosidade do povo que vive nas intermediações do mar. Uma forma de dar enfoque a essas manifestações que mantêm viva a tradição, devoção e resistência, onde o sagrado e o profano navegam juntos.”
Sobre o desfile, ele adianta:
“O público pode esperar um desfile colorido, alegre, carregado de referências que se conectam com a religiosidade popular brasileira. Teremos bandeiras, emoção, fé. Queremos emocionar e exaltar essa força da religiosidade popular do nosso povo.”

Nação Guarani
Enredo: “Nostalgia: A Batida do Tempo que Faz o Coração Sambar”
Com poesia e sensibilidade, a escola propõe uma viagem pelas memórias afetivas das décadas de 80 e 90.
Em entrevista à Ponte Cultural, o presidente Lui Vandré destacou:

“A principal mensagem do enredo é o tributo às memórias afetivas. Memórias que marcaram diferentes fases da vida da geração Y, nascida nas décadas de 80 e 90, mostrando que o tempo passa, mas as emoções permanecem vivas no compasso do coração. É um enredo que valoriza a memória como resistência, afeto e identidade cultural.”
Ele acrescenta:
“Vamos levar para a avenida um desfile com brilho, cores e uma experiência sensível e afetiva, que vai muito além do saudosismo. É um desfile emocionante, que desperta lembranças e toca o coração não só dessa geração, mas de todos aqueles que já ouviram a célebre frase: naquele tempo que era bom!”

Como já destacamos na Coluna, a Nação Guarani foi a sorteada e trará também uma inovação histórica: será a primeira escola de samba do Brasil a desfilar com um protótipo de carro alegórico elétrico, marcando um novo capítulo no Carnaval da Grande Florianópolis e do Brasil.

Os Protegidos da Princesa
Enredo: “14 de Maio, o Dia que Ainda Não Acabou!”
Com a força da luta negra, a escola denuncia, celebra e emociona com um enredo que fala das cicatrizes e vitórias pós-abolição.
O presidente Marcelo Domingos declarou:

“Nossa maior mensagem é dizer que o 14 ainda não acabou. Temos muitas lutas, mas também muitas vitórias. Estamos aqui, lutando por todos os nossos e honrando nossos antepassados. É importante falar das dores, sim, mas mais ainda é falar das conquistas e ser espelho para os mais novos. O público pode esperar um desfile com muita história do Brasil, muito simbólico e emocionante.”

União da Ilha da Magia
Enredo: “O Poder da Criação”
A azul, verde e branco da Lagoa apresenta um desfile sobre as invenções que transformaram o mundo, exaltando o poder criativo da humanidade.
O presidente Rafael Braz comentou para o Upiara.net:

“Esse enredo vai mostrar como as invenções surgiram para melhorar a vida das pessoas. É instigante e visualmente poderoso. O público pode esperar um desfile vibrante, cheio de cor, invenção e, claro, buscando mais um troféu para o Leste da Ilha.”

Unidos da Coloninha
A Gigante do continente abre o carnaval de 2026 com o enredo: “Joga a Rede, Pescador, nas Águas Santas de Catarina”.
A escola presta um tributo à pesca artesanal catarinense, exaltando a cultura, os saberes e as tradições dos homens e mulheres do mar.

Com enredos que abordam cultura, fé, ancestralidade, criatividade e memória, o Carnaval 2026 promete, mais uma vez, movimentar a Passarela Nego Quirido com desfiles marcantes e cheios de identidade. Sem dúvidas, será mais um grande carnaval para Florianópolis, que a cada ano se consolida como uma das principais referências do Carnaval no Sul e em todo o país.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.