O ex-governador de Santa Catarina, Antônio Carlos Konder Reis, completaria 100 anos em dezembro de 2024. Devido à importância histórica e política dele para o estado, a Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira (12), uma sessão especial em homenagem ao centenário de seu nascimento.
A solenidade foi proposta pela Mesa da Alesc e presidida pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD). “É um centenário de um dos mais ilustres e iluminados catarinenses. Iniciou a vida pública ainda muito jovem. Foi um político e um ser humano completos. Em 1975, esta Assembleia Legislativa o elegeu governador do Estado, e com o lema ‘governar é encurtar distâncias’, aproximou o governo dos cidadãos, buscando interiorizar as ações levando o governo para mais perto das pessoas”, destacou Bernardes.
“Tive uma longa convivência familiar com Antônio Carlos Konder Reis. Nossas mães eram muito unidas. Essa ampla convivência fez com que nascesse uma amizade fraterna. Acompanhei a vida dele desde menino. Em 1947, com 21 anos, revelando-se um grande tribuno, conquistou o eleitorado de Itajaí e veio pela União Democrática Nacional (UDN) participar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina”, relembra o ex-governador, Jorge Konder Bornhausen, primo de Antônio Carlos Konder Reis, que discursou em nome dos familiares.
Paulo Bornhausen, secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, falou em nome do governo do Estado. Filho de Jorge Bornhausen, também relembrou a convivência que teve com o homenageado. “Ele tinha a característica de ser um homem formal, mas tinha o sorriso largo, senso de humor. Era muito respeitoso, mas, ao mesmo tempo, gostava de uma boa conversa”, rememora.
Trajetória
Advogado, escritor e político catarinense, Antônio Carlos Konder Reis nasceu na cidade de Itajaí, no dia 16 de dezembro de 1924. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), teve uma longa e destacada carreira pública. Foi governador de Santa Catarina por duas ocasiões (1975 a 1979 e 1994 a 1995), além de deputado estadual, deputado federal e senador.
Também foi membro da Academia Catarinense de Letras (ACL) e sócio benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC). “Antônio Carlos Konder Reis faz parte da história do IHGSC. Contribuiu no sentido de fortalecer a instituição enquanto governador. Somos muito gratos por toda a contribuição que nos trouxe. Ele foi um selo de qualidade superior impresso junto às instituições e a sociedade catarinense”, destacou Augusto César Zeferino, presidente do IHGSC.
Lançamento de livro
Após a solenidade, a Alesc sediou o lançamento do livro “A C Konder Reis: o político, o acadêmico e o estadista”, escrito pelo jornalista Moacir Pereira. A biografia resgata a memória do político catarinense.
“Durante os 60 anos em que exerci o jornalismo, na reportagem e no colunismo diário, fui testemunha da atuação de Antônio Carlos Konder Reis em múltiplas missões políticas. Quando eu estava nascendo, ele se transformava no mais jovem deputado estadual catarinense e já estrelando na Assembleia Estadual Constituinte de 1947. Foi, sem dúvida, ao meu ver, o parlamentar que mais se dedicou aos seus eleitores. Não deixava nenhum pedido na gaveta e nenhuma correspondência sem resposta”, salientou o jornalista.
Homenageados:
- Museu Histórico de Itajaí, em reconhecimento à realização da exposição “Encurtando Distâncias: o centenário de Antônio Carlos Konder Reis”;
- Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em reconhecimento à preservação da história e geografia de SC e da memória de Antônio Carlos Konder Reis;
- Jorge Konder Bornhausen, primo de Antônio Carlos Konder Reis;
- Ana Reis Malburg, sobrinha de Antônio Carlos Konder Reis;
- Alexandre Konder Fleischmann, sobrinho de Antônio Carlos Konder Reis;
- Moacir Pereira, autor do livro “A.C. Konder Reis: o político, o acadêmico e o estadista”.