Chapecó e Arroio do Meio fazem ato conjunto para celebrar leis municipais de cidades-irmãs

Uma tragédia climática que gerou solidariedade e amizade.

Na manhã desta segunda-feira, foi realizado um ato simbólico de sanção conjunta das leis municipais que declaram Chapecó-SC e Arroio do Meio-RS como cidades-irmãs. Coincidentemente, as duas cidades têm predominância verde e branca nas bandeiras. A solenidade foi na Prefeitura de Arroio do Meio e contou com a assinatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e do prefeito de Arroio do Meio, Danilo José Bruxel.

“A comunidade de Arroio do Meio é muito grata por tudo o que Chapecó fez por nós. Vocês fizeram a diferença para o nosso município. Hoje selamos essa parceria que começou no momento que mais precisávamos”, afirmou o prefeito de Arroio do Meio.

“Três meses depois do mutirão de solidariedade de Chapecó, que atuou em Arroio do Meio, nós voltamos para conferir como está a situação, realizar mais algumas entregas de doações e firmar oficialmente nosso vínculo com o município e com a população desta cidade gaúcha, que para sempre vai estar em nossos corações, pela amizade e respeito mútuo que estabelecemos”, disse o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

De Chapecó, também estiveram presentes a primeira-dama, Fabiana Matte Rodrigues; o secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos, Adair Niederle; o Procurador-Geral do Município, Jauro Sabino Von Gehlen; o Diretor de Segurança Pública, Roger Lima; o gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan; e o vereador Valmor Scolari.

De Arroio do Meio, estiveram presentes a vice-prefeita, Adriana Meneghini Lermen; a secretária de Educação, Iliete Winck; e o secretário de Agricultura, Elcio Lutz.

A aproximação entre o município do Oeste Catarinense e o município gaúcho ocorreu após as cheias no Rio Grande do Sul, no mês de maio, que impactaram mais da metade da população de 22 mil habitantes de Arroio do Meio. Sensibilizada com a situação, a Prefeitura de Chapecó e a Câmara de Vereadores aprovaram uma lei que permitiu adotar a cidade gaúcha e enviar máquinas para auxiliar na limpeza e reconstrução.

Já no final de maio, a Prefeitura de Chapecó, com o apoio de empresários, enviou para Arroio do Meio um comboio de 50 veículos, incluindo caminhões e máquinas pesadas. Mais de sete mil toneladas de material, 120 casas, avenidas e ruas foram limpas pelo mutirão de Chapecó.

Em julho, o prefeito João Rodrigues sancionou a lei 8.126, que declarou Arroio do Meio-RS como cidade-irmã de Chapecó. A lei possibilita ao Poder Executivo Municipal estabelecer medidas visando:

I – O fortalecimento dos laços de amizade entre seus cidadãos e instituições;

II – O maior intercâmbio e aproximação entre as cidades-irmãs, de que trata esta Lei, no âmbito das relações culturais, educacionais, esportivas, turísticas, sociais, ambientais e econômicas, que respondam a seus respectivos interesses;

III – Programas de cooperação técnica entre ambos os municípios, que poderão ser firmados de acordo com o mútuo interesse das partes.

Posteriormente, foram realizadas outras ações pontuais de auxílio a moradores da cidade gaúcha. Inclusive, nesta segunda-feira, chegou um caminhão de móveis e material escolar e de limpeza para a Escola de Educação Infantil Atalaia, arrecadados pelo Núcleo das Escolas Particulares da Associação Comercial e Industrial de Chapecó.

“É uma ajuda imensa para a nossa escola, que foi atingida pela enchente e teve que ser transferida para outro endereço. Aqui atendemos 80 crianças e queremos agradecer à primeira-dama Fabi, à professora Luciana Paludo, do núcleo das escolas particulares de Chapecó, e a todos que colaboraram conosco”, disse a diretora da escola Atalaia, Andrieli Endler Severo.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit