logo-branco.png

7 de setembro de 2024

Cidade de Florianópolis tem novos patrimônios culturais

A Prefeitura de Florianópolis entregou, em cerimônia nesta terça-feira (26), o registro de sete patrimônios culturais imateriais e intangíveis do município, aprovados por uma comissão que avalia a relevância cultural de práticas locais. Entre os objetivos da iniciativa estão preservar a memória destes atos culturais, apoiar a realização de estudos e valorizar a cultura da cidade.

As benzedeiras da Ilha de SC, que estão na lista, serão tema de um documentário que está sendo produzido pela Contexto Filmes. Vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema 2023, o curta-metragem terá entre as personagens, a mais jovem benzedeira da Ilha, Camila Gomes. O jornalista e produtor Gustavo Zinder dirige a produção, que deve ser lançada em 2025.

O produtor e diretor Gustavo Zinder, que prepara um documentário sobre benzedeiras da Ilha de SC, e Camila Gomes, mais jovem benzedeira de Florianópolis. Foto: divulgação

Patrimônios culturais imateriais e intangíveis do município:
_ Associação Coral de Florianópolis – SC/ Córrego Grande
_ Memórias da Catação de Berbigão – Costeira do Pirajubaé
_ Práticas e Saberes de Benzeduras – Florianópolis
_ Presépio Artesanal da Praça XV de Novembro- Florianópolis
_ Procissão Nossa Senhora de Fátima – Estreito
_ Teatro Comunidade – Encenação da Paixão de Cristo – Ribeirão da Ilha.
_ Rancho de Pescadores: Associação de Marinheiros e Pescadores Farol de Naufragados; Associação de Pescadores Artesanais da Armação do Pântano do Sul – APAAPS; Associação Social e Cultural Artesanal dos Pescadores do Campeche do Campeche – ASCAPC; Associação de Pescadores do Pântano do Sul – APPSUL.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing