“O MDB deu sua palavra e eu confio na palavra do governador.” Foi com esse bordão que o deputado federal Valdir Cobalchini resumiu, no fim de semana, a posição do partido sobre as alianças para 2026. A frase foi repetida nos encontros que promoveu em Caçador e Curitibanos.

Parlamentar com maior número de mandatos no MDB e vice-presidente estadual da sigla, Cobalchini tem reforçado publicamente seu apoio à reeleição de Jorginho Mello (PL). No sábado, durante a inauguração da rodovia que liga Curitibanos a Lebon Régis, afirmou:
– Estaremos juntos com o Jorginho para fazermos no próximo mandato aquilo que não conseguimos concluir neste.
Segundo ele, a demonstração de força no encontro realizado em Balneário Camboriú — que reuniu mais de cinco mil emedebistas — deixou a posição do partido definida. “O governador estava lá e a nossa palavra foi dada. Estaremos juntos em 2026. Em contrapartida, o Jorginho já reforçou à bancada e em entrevistas que o MDB vai indicar o vice.
Cobalchini também afirmou que há consenso interno para que o deputado federal Carlos Chiodini, presidente estadual do MDB e secretário de Estado de Agricultura, seja o indicado para a vaga de vice.
– Aprendi com o saudoso Luiz Henrique que o maior patrimônio de um político é sua palavra. Por isso não me preocupo com essas especulações que aparecem diariamente na imprensa. Confio nos meus companheiros que deram a palavra ao governador — e no governador, que deu a palavra a nós – disse Cobalchini.
Pelo menos em duas vezes, em locais diferentes, o governador Jorginho Mello garantiu que o seu candidato a vice será do MDB. Na última vez, em 17 de outubro, em Tubarão, ele descartou qualquer possibilidade de chapa pura do PL.
– Já está tudo acertado. A vice será do MDB, então não tem muito estresse. É só esperar um pouquinho – resumiu, em entrevista.
No evento do MDB em Balneário Camboriú, dia 25 de outubro, Jorginho anunciou, em discurso, que o MDB estará junto no projeto de reeleição, mas não definiu a posição.
– Carlinhos, nós estaremos juntos no que vem – disse o governador ao finalizar o seu discurso.






