SHOW DE FOGOS DE ARTIFÍCIO: A VOLTA
Depois do frustrantes drones do Réveillon 2023/2024, o prefeito Topázio Neto (PSD) confirmou nesta segunda-feira (14), via redes sociais, a volta do espetáculo pirotécnico na festa do ano novo em Florianópolis. A decisão já havia sido tomada há algum tempo e já era pública: foi antecipada pela diretora de projetos especiais da PMF, Zena Becker, e publicada pela coluna em setembro. A ideia da administração municipal é fazer uma virada de ano com fogos menos barulhentos, mas com o impacto visual exuberante que sempre fez da capital catarinense uma atração e referência no país inteiro. Prevaleceu o bom senso.
UNISSEX
Projeto apresentado pelo vereador João Paulo Ferreira, o Bericó (PL), proíbe a instalação de banheiros unissex ou compartilháveis em estabelecimentos ou espaços públicos e privados de Florianópolis. “A separação tradicional de banheiros por sexo biológico tem sido uma prática estabelecida por décadas, visando garantir a segurança e a privacidade dos usuários, especialmente de mulheres e crianças. A implementação de banheiros unissex poderia potencialmente aumentar o risco de situações de assédio ou violência sexual, uma vez que removeria uma barreira física importante entre indivíduos de sexos diferentes em ambientes íntimos”, justifica o vereador.
MANDATOS – A partir de janeiro, com o início da nova legislatura, Edinon Manoel da Rosa (MDB), o Dinho, passa a ser o vereador com mais mandatos na Câmara de Florianópolis. No último domingo (6), ele foi eleito para o quinto mandato.
PARQUE – A situação do Parque de Coqueiros depois do Fly Festival, que aconteceu no fim de semana, repercutiu na Câmara de Vereadores. Os vereadores Afrânio Boppré (PSol) e Bruno Becker (PSD) lamentaram a destruição da grama e perguntaram quem será responsável pela recuperação do espaço.