Coluna do Gadotti: as notas de Florianópolis e região desta quarta-feira, 31 de julho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

CORRIDAS DE RUA: ISENÇÃO
O prefeito Topázio Neto (PSD) transformou em lei o projeto de lei que garante a isenção de taxas de inscrição para atletas de baixa renda em corridas, caminhadas e provas de ciclismo realizadas em vias públicas. A sanção foi publicada no Diário Oficial do município desta terça-feira (30). Aprovado pela Câmara há duas semanas, a proposta do vereador João Cobalchini (MDB) tem o objetivo de ampliar o acesso da população vulnerável a práticas esportivas. O benefício é para participantes com renda mensal até um salário mínimo – hoje R$ 1.412,00 – e que estejam inscritos no Cadúnico do governo federal.

ESPÉCIES EXÓTICAS NA UFSC
Em resposta a um pedido feito pelo deputado estadual Pedro Baldissera (PT), a reitoria da UFSC informou que não tem condições de retirar as mais de 2 mil árvores exóticas do campus da Trindade. A alegação é que existem restrições de pessoal, de tempo e de recursos financeiros para a retirada das espécies, que são proibidas por uma lei estadual em vigor desde 2019. De acordo com a universidade, a substituição das “espatódeas” não está no “horizonte temporal dos próximos dois anos”. Muito comum em lugares públicos na capital , a árvore é conhecida como “assassina” por liberar uma substância tóxica. “Seria bom levar em conta as milhares de abelhas, beija-flores e outros insetos inofensivos que morrerão nesses dois anos”, comentou o parlamentar.

PREJUÍZO
O pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina considerou irregular uma operação feita pela Casan, no período de 2013 a 2020, em decorrência de um acordo extrajudicial com a Fucas para quitação de dívidas. Os responsáveis foram condenados ao pagamento de mais de R$ 20 milhões, em valores atualizados, correspondentes ao prejuízo causado à concessionária pela transferência de valores da contribuição patronal do Plano de Demissão Incentivada (PAD) a fundos de investimento e a uma indústria de laticínios.

RECORDE NO AEROPORTO
No primeiro semestre de 2024, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, superou em 72% o recorde conquistado em 2023 em toneladas movimentadas. Cerca de 515 importadores passaram pelo Floripa Airport Cargo. Atualmente são quatro rotas cargueiras regulares entre Miami e Florianópolis e duas rotas para Europa, ligando a capital de Santa Catarina a Amsterdã, na Holanda, e a Bruxelas, na Bélgica. A lista vai aumentar em setembro, com o voo da TAP Florianópolis-Lisboa, que deverá movimentar 300 t de mercadorias por mês nas três frequências semanais.

Foto: Tarcísio Schmitt, divulgação, Alesc

ANTONIETA
A exposição “Antonieta: retratos de uma heroína da pátria” fica até o dia 15 de agosto na Galeria Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa. Obras de 10 artistas retratam a professora, jornalista, primeira deputada estadual de Santa Catarina e primeira negra a assumir um mandato no Brasil. Os quadros foram selecionados por meio de concurso de aquisição de obras artísticas promovido pela gerência cultural. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.