Coluna do Gadotti: as notas de Florianópolis e região desta quinta-feira, 29 de agosto

TRIBUNAL TRIBUTÁRIO
O advogado Lucas Catharino de Assis, de Florianópolis levanta preocupações sobre a decisão do Tribunal Administrativo Tributário (TAT) de alocar seis assistentes jurídicos provenientes da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina. Vinculados ao órgão que defende o Estado, esses profissionais agora auxiliam na elaboração de sentenças o que, de acordo com Lucas, pode comprometer a imparcialidade dos julgamentos. O advogado também destaca a disparidade entre os conselheiros do Estado, que contam com apoio de assessores, e os dos contribuintes, que não têm o mesmo suporte, questionando a equidade do processo. Para ele, essa medida, justificando-se na celeridade, acentua o desequilíbrio em favor do Estado, gerando preocupações sobre a justiça tributária em Santa Catarina.

A prefeitura de Florianópolis está fazendo levantamento de prédios públicos que estão abandonados ou subutilizados na região central, especialmente no entorno da Praça XV (foto). A ideia é que sejam revitalizados e ocupados. Poderiam abrigar, por exemplo, órgãos do próprio Executivo, que se livraria de muitos contratos de aluguel. Além disso, a Secretaria da Habitação quer buscar prédios para projetos de habitação social.
Foto: Fabio Gadotti

ALTERNATIVAS
Prefeitura de Florianópolis e comerciantes do Estreito, na região continental de Florianópolis, seguem as conversas na tentativa de uma solução sobre a falta de vagas para carros na rua Fúlvio Aducci. Os empresários pedem que a ciclofaixa seja retirada, alegando que prejudica os negócios, mas há possibilidade de soluções alternativas, como busca de áreas para estacionamento nas proximidades. A Secretaria de Infraestrutura e Transporte já alertou que as manobras dos veículos, caso substituam as bikers, podem prejudicar a mobilidade na via. A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) está acompanhando o assunto de perto.

COBRANÇA
A 29ª Promotoria de Justiça da Capital está alertando para a necessidade um plano de contingência que minimize os transtornos aos passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz no caso de fechamento do terminal e cancelamento de voos. O objetivo é evitar os problemas ocorridos no último dia 12, quando pneus de um avião ficaram danificados durante o pouso e paralisaram os embarques e desembarques. Cerca de 15 mil usuários foram impactados.

Reunião – Para discutir mudanças, o promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto fez uma reunião com representantes da concessionária do aeroporto e das empresas Gol, Latam e Azul. “Medidas para o aprimoramento dos serviços se fazem urgentes, a começar pela falta de comunicação aos usuários sobre eventuais contratempos e o efetivo atendimento dentro das dependências do aeroporto e da parte das companhias aéreas”, disse Mendonça Neto.  Uma nova reunião será realizada em 31 de outubro.

EMAGRECIMENTO
A empresária e fisioterapeuta Michelle Machado inaugura na segunda-feira (2) sua nova clínica, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. Além da mudança para um espaço maior, que tem 224 m², ela aposta na expansão dos serviços online com valores mais acessíveis na plataforma Greenn. Michelle projeta um faturamento de R$ 6 milhões em 2024, crescimento de 50% em relação ao ano passado.

NOVA FASE – As empresárias Cristina Padilha e Soledad Urrutia inauguraram, na segunda-feira (26), em São José, o novo salão de Maison La Baronne. O projeto de reforma foi assinado e executado pela arquiteta Fabrine Azevedo.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.