UMA LEI SEM FISCALIZAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS
O empresário e jornalista Murilo Naspolini fez um desabafo na internet sobre o descumprimento da lei que proíbe a circulação de animais nas praias de Florianópolis. Ele relatou que no final da manhã de quarta-feira (13) foi atacado por um cachorro, um Border Collie, no Campeche, Sul da Ilha de SC. Segundo ele, a tutora, uma turista de Brasília, estava deitada na areia e mantinha o cão solto da guia e sem focinheira. Naspolini teve que ir ao Hospital Celso Ramos, no centro, para tomar vacinas anti-tetânica e anti-rábica. Os postos de saúde do Campeche, do Rio Tavares e da Lagoa não tinham os imunizantes. “Tive vários maravilhosos cachorros nos últimos 30 anos e esses amados seres nunca foram levados à praia. Muita gente, em Floripa, simplesmente não respeita essa lei. Eles acham que controlam 100% seus cães e os levam onde querem!”, disse Naspolini. “Teremos que ver uma criança desfigurada ou um bebê morto por um ataque para tomarmos medidas mais inteligentes e enérgicas? Sem falar dos cocôs e xixis que nossos amiguinhos deixam na areia e que são causadores de doenças. Que tal discutirmos essa questão já?”, defendeu.
É uma lei que está em vigência há 23 anos na capital e vem sendo sistematicamente desrespeitada. Primeiro, pela falta de conscientização. Segundo, pela ausência de uma fiscalização efetiva pelo poder público, que acaba não repreendendo os tutores, muito menos aplicando multas e apreendendo os animais. A temporada de verão pode dar um recado a quem faz de conta que a norma não existe: a Guarda Municipal e as equipes de fiscais que vão estar de olho nos ambulantes irregulares podem também atuar de forma rígida para evitar que banhistas levem seus cachorros para a areia da praia.
EDITAL
O procurador Carlos Augusto de Amorim Dutra, do Ministério Público Federal, recomendou que a UFSC suspenda o processo seletivo para tutor a distância. Segundo o MPF, o edital exige que o candidato more em Santa Catarina, o que não teria amparo legal. Os profissionais estão sendo escolhidos para atuar num curso de extensão em relações étnico-raciais e quilombolas.
ROMARIA
Gabinetes dos deputados estaduais estão lotados neste fim de ano. Entre os visitantes, muitos prefeitos e vice eleitos em outubro que estão circulando pela Assembleia Legislativa para garantir emendas parlamentares já no início do mandato.
GUARDA VIDAS
A vereadora Manu Vieira (PL) apresentou um projeto de lei que cria o programa Adote um Posto Guarda Vidas em Florianópolis. O objetivo é garantir parcerias para ações de manutenção, conservação, revitalização, melhorias e instalações desses equipamentos nas praias. A adoção poderá ser feita individualmente ou em consórcio por empresas privadas, empresas de economia mista, empresas governamentais, entidades associativas, pessoas jurídicas e pessoas físicas, conforme critérios determinados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Segundo ela, a iniciativa é um “avanço essencial” para “a preservação das estruturas necessárias ao salvamento aquático”.
DIA DA FAMÍLIA – O Square SC realiza neste sábado (16), das 9h às 15h, o Family Day. Uma das principais atrações será a exposição de carros esportivos. O evento, que ocorre um sábado por mês, terá música com Los Angelos e praça de alimentação.