Coluna do Gadotti: corregedorias municipais, colegiado de Florianópolis, Gean Loureiro e outros destaques

CORREGEDORIAS MUNICIPAIS
O Tribunal de Contas de Santa Catarina aprovou uma nota técnica que tem o objetivo de estimular a criação de corregedorias pelos municípios catarinenses. O documento encaminhado às prefeituras dá informações para orientar a implementação das unidades, com modelos que consideram as diferentes realidades locais. Atualmente, menos de 5% dos municípios catarinenses têm o setor em suas estruturas, o que compromete a prevenção e a apuração de irregularidades administrativas, de acordo com o corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.
A criação de corregedorias municipais é um passo estratégico para fortalecer a boa governança e para assegurar que as administrações públicas estejam alinhadas aos princípios da transparência, da responsabilidade e da integridade”, afirma Adircélio. O tribunal sugere dois modelos. Um deles possibilita a implementação por meio de consórcios intermunicipais. O outro prevê a instituição da corregedoria como unidade administrativa do município — vinculada à Controladoria-Geral —, com servidores efetivos e competências e atribuições definidas em lei.

NOITE SUPREMA
Abre na sexta-feira (3), no Multi Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis, a exposição “Noite Suprema”, do artista Daniel Piras. A mostra inédita, que pode ser conferida até 31 de janeiro, reúne 17 obras produzidas nos últimos quatro anos.

NOVA GESTÃO
A segunda gestão do prefeito Topázio Neto (PSD) vai começar com poucas alterações no colegiado. Secretarias consideradas estratégicas continuam sob comando dos atuais titulares. Exemplos são Michele Roncalio na Fazenda, Ronaldo Freire na Casa Civil e Almir Gentil na Saúde. A Educação ainda está indefinida. Os nomes do primeiro escalão serão divulgados oficialmente até 8 de janeiro, quando começa a valer a nova estrutura prevista pela reforma administrativa.

SECRETÁRIO
O ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil) publicou vídeo nesta segunda-feira (30) defendendo a permanência do secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, no colegiado municipal. Ele considera que Juliano foi “peça-chave” no processo de licenciamento do Parque Urbano e Marina da Beira Mar Norte. “Liderou a equipe técnica desde o início, ter alguém experiente nesse setor é fundamental”, afirmou Gean, que destacou a importância do empreendimento para a geração de emprego e movimentação da economia da capital.

FURÕES – Ricardo Pastrana, agente da Guarda Municipal e vereador eleito em Florianópolis, garante que os irritantes “furões” no trânsito não serão tolerados durante o verão. O problema é recorrente no elevado do CIC, onde operação feita pela corporação impediu que vários motoristas espertinhos passassem na frente de quem estava na fila.

VELOCIDADE – Reivindicada pela Associação de Moradores do Carianos (Amocar), a segunda lombofaixa na SC-401 Sul, sentido centro-bairro, será instalada daqui a duas semanas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, que já colocou a sinalização alertando para a obra.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing