Coluna do Gadotti: crime organizado na Grande Florianópolis, Paul McCartney e mais

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

AÇÃO CONTRA O CRIME ORGANIZADO
As forças de segurança pública agiram rápido e com eficiência no enfrentamento das ações criminosas que levaram medo à população e causaram transtornos no sábado (20) na região da Grande Florianópolis. Segundo balanço do Ministério Público de SC, 18 prisões em flagrante de envolvidos nos incêndios de veículos e obstrução de vias públicas foram convertidas em preventivas. O episódio expõe, no entanto, um enorme desafio das instituições no combate às facções criminosas, que demonstraram força e articulação das facções.

FILAS – Os ataques do crime organizado respingaram nos fãs do ex-Beatle Paul McCartney. Quem pegou a estrada na tarde de sábado (19) enfrentou um congestionamento gigante. Famílias que saíram do Alto Vale do Itajaí perto do meio dia conseguiram chegar ao estádio da Ressacada com o ídolo já no palco.

MANEZINHOS
Paul McCartney levou 33 mil pessoas à Ressacada. Entregou tudo o que o público esperava e muito mais. No repertório, sucessos antigos e novas canções em duas horas e meia no palco. Carismático, simpático, falou gírias em português, expressões manezinhas e esbanjou bom humor. Aos 82 anos, com uma vitalidade invejável, prestou homenagens aos amigos de Liverpool.

ECOSSISTEMAS – O governo do Estado lança nesta hoje (21), em Florianópolis, o programa SC Mais Inovação com a meta de consolidar ecossistemas em 21 microrregiões. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, liderada por Marcelo Fett, que transformar a Rede Catarinense de Centros de Inovação em uma plataforma de conexão entre governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil.

ENTREVISTA
O governador Jorginho Mello (PL) foi o entrevistado do programa “Canal Livre”, da Band, que foi ao ar ontem (20) à noite. Ele defendeu menos tensionamento das relações políticas no Brasil e afirmou ser favorável a decisões “mais justas” para envolvidos no 8 de janeiro de 2023. Jorginho também disse que o Brasil precisa “fugir do assistencialismo” e propiciar “dinheiro barato” para quem quer empreender. O governador catarinense afirmou ainda que não pretende privatizar a Celesc e a Casan, mas ressalvou que as duas concessionárias “tem que entregar mais”. “Empresa que dá resultado não precisa vender”, emendou, ao ser questionado sobre a manutenção das estruturas públicas, apesar da cartilha privatizante da direita liberal.

50 ANOS DE CARREIRA
O mineiro Beto Guedes vai trazer o show “50 anos de carreira” ao teatro do CIC, em Florianópolis, no dia 8 de novembro. O cantor e compositor surgiu com força no cenário musical brasileiro durante a década de 1970 com movimento “Clube da Esquina”, ao lado de Milton Nascimento e Lô Borges. Entre seus sucessos estão “Feira Moderna”, “O Sal da Terra”, “Amor de Índio” e “Lumiar”. Os ingressos estão disponíveis na Blueticket.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.