ÉTICA: APOSTA NA NOVA GERAÇÃO
A Assembleia Legislativa e o Programa Educando Cidadãos realizaram ontem (27), no plenário, uma sessão especial em comemoração ao Dia Estadual de Combate à Corrupção, instituída pela lei 19.050, aprovada pelos deputados estaduais e sancionada na segunda-feira pelo governador Jorginho Mello (PL). A data foi escolhida em alusão ao dia do lançamento da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, ocorrido em 27 de agosto de 2004, em Chapecó.
Na sessão foi feita uma homenagem ao ex-conselheiro do TCE/SC, Salomão Ribas Jr, que teve participação importante na campanha anticorrupção idealizada pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto. Salomão ajudou a consolidar a iniciativa, possibilitando que os tribunais de contas difundissem o projeto em todo o país.
BANALIZAÇÃO – O Programa Educando Cidadãos – O que todos nós temos a ver com a corrupção, que já conta com 44 parceiros, foi lançado em maio de 2024 com o objetivo de disseminar uma cultura pautada pela ética, especialmente entre crianças e adolescentes. Ghizzo destacou a importância da educação na transformação da sociedade e no combate à banalização da corrupção. A nova geração, afirmou o promotor, pode contribuir de forma decisiva para “transformar o círculo virtuoso negativo em círculo virtuoso positivo”.
Homenageado da noite, Salomão Ribas Jr. afirmou que a campanha acerta ao focar na conscientização em torno da mudança de atitude no cotidiano para “enfrentar o mal que a corrupção causa à sociedade”.
A sessão foi presidida pelo deputado Mário Motta (PSD). “Ética é um dos poucos valores universais, se você é ético aqui, é em qualquer lugar do mundo”, afirmou o parlamentar. Cada um pode, e deve, contribuir para que o interesse coletivo prevaleça, disse Motta.