MOTOS NAS RUAS: FORÇA-TAREFA
Será deflagrada, por iniciativa do Ministério Público estadual, uma ampla força-tarefa com foco nas motos que circulam pelas ruas da capital e região. O objetivo da iniciativa do promotor Daniel Paladino, titular da 30a Promotoria de Justiça, é coibir irregularidades para garantir mais segurança no trânsito. Cerca de 120 mil motos circulam na Grande Florianópolis, com frequentes acidentes que ceifam vidas humanas e sobrecarregam as emergências hospitalares. Além disso, as forças de segurança deverão intensificar as operações para fiscalizar as documentações dos condutores e combater o barulho excessivo causado pelos escapamentos irregulares – que causam transtornos diários aos moradores. A expectativa do promotor de Justiça Daniel Paladino é que a ação seja iniciada em outubro.
DIA HISTÓRICO
A chegada do primeiro voo Lisboa-Florianópolis, nesta terça-feira (3), foi comemorada pelos executivos da companhia aérea, da Zurich Airport e pelos convidados que acompanharam o pouso do terraço panorâmico do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Não é à toa! A implantação de uma rota direta ligando a capital catarinense a Lisboa está na pauta desde a construção do novo terminal, inaugurado no final de 2019.
O governador Jorginho Mello (PL), que recebeu os primeiros passageiros do voo direto Lisboa-Florianópolis ao lado do representantes da TAP e da Zurich Airport, disse que na próxima semana tem reunião agendada com a hotelaria da capital para discutir investimentos na área.
O Aeroporto de Florianópolis já é o terceiro do país em movimentação de passageiros internacionais, atrás apenas de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ), segundo o CEO Ricardo Gesse. Vai fechar 2024 com quase 1 milhão de pessoas embarcando e desembarcando. De acordo com ele, depois da inauguração do voo da TAP, o próximo passo é a intensificação do trabalho de promoção internacional do Estado. “O mundo precisa conhecer Santa Catarina”, disse.
PATRIMÔNIOS
O arquiteto português João Campos vai dar a palestra “Patrimônios de origem portuguesa: registros e reflexões” no domingo (8), às 11h, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. A fala é baseada no seu mais recente livro e trata de patrimônios culturais de origem portuguesa, com foto em projetos de reabilitação e reflexões históricas. Inscrições podem ser feitas até sexta-feira (6).
FERIADO
De acordo com o Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) de Florianópolis, o horário do comércio será livre no feriado de 7 de setembro, desde que sejam respeitadas as normas vigentes para a categoria. “A expectativa é de que muitas empresas abram suas operações no próximo sábado, além dos shoppings, que tradicionalmente já funcionam com horário diferenciado em feriados”, diz o assessor jurídico da entidade, André Luiz Oliveira.
PLANOS DE MANEJO
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) de Florianópolis iniciou no último sábado (31) uma série de oficinas participativas para a construção dos Planos de Manejo de três Unidades de Conservação. Estão contemplados os novos planos do Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi – Fritz Muller, na Bacia do Itacorubi; o Refúgio de Vida Silvestre Municipal do Morro do Lampião, no Rio Tavares; e a revisão do plano de manejo do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, na região central. As oficinas são abertas ao público.