Coluna do Gadotti desta quarta-feira, 4 de setembro: motos nas ruas fiscalizadas, um dia histórico para Florianópolis e outros destaques

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

MOTOS NAS RUAS: FORÇA-TAREFA
Será deflagrada, por iniciativa do Ministério Público estadual, uma ampla força-tarefa com foco nas motos que circulam pelas ruas da capital e região. O objetivo da iniciativa do promotor Daniel Paladino, titular da 30a Promotoria de Justiça, é coibir irregularidades para garantir mais segurança no trânsito. Cerca de 120 mil motos circulam na Grande Florianópolis, com frequentes acidentes que ceifam vidas humanas e sobrecarregam as emergências hospitalares. Além disso, as forças de segurança deverão intensificar as operações para fiscalizar as documentações dos condutores e combater o barulho excessivo causado pelos escapamentos irregulares – que causam transtornos diários aos moradores. A expectativa do promotor de Justiça Daniel Paladino é que a ação seja iniciada em outubro.

DIA HISTÓRICO
A chegada do primeiro voo Lisboa-Florianópolis, nesta terça-feira (3), foi comemorada pelos executivos da companhia aérea, da Zurich Airport e pelos convidados que acompanharam o pouso do terraço panorâmico do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Não é à toa! A implantação de uma rota direta ligando a capital catarinense a Lisboa está na pauta desde a construção do novo terminal, inaugurado no final de 2019.

Foto: José Somensi, divulgação

O governador Jorginho Mello (PL), que recebeu os primeiros passageiros do voo direto Lisboa-Florianópolis ao lado do representantes da TAP e da Zurich Airport, disse que na próxima semana tem reunião agendada com a hotelaria da capital para discutir investimentos na área.

O Aeroporto de Florianópolis já é o terceiro do país em movimentação de passageiros internacionais, atrás apenas de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ), segundo o CEO Ricardo Gesse. Vai fechar 2024 com quase 1 milhão de pessoas embarcando e desembarcando. De acordo com ele, depois da inauguração do voo da TAP, o próximo passo é a intensificação do trabalho de promoção internacional do Estado. “O mundo precisa conhecer Santa Catarina”, disse.

PATRIMÔNIOS
O arquiteto português João Campos vai dar a palestra “Patrimônios de origem portuguesa: registros e reflexões” no domingo (8), às 11h, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. A fala é baseada no seu mais recente livro e trata de patrimônios culturais de origem portuguesa, com foto em projetos de reabilitação e reflexões históricas. Inscrições podem ser feitas até sexta-feira (6).

FERIADO
De acordo com o Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) de Florianópolis, o horário do comércio será livre no feriado de 7 de setembro, desde que sejam respeitadas as normas vigentes para a categoria. “A expectativa é de que muitas empresas abram suas operações no próximo sábado, além dos shoppings, que tradicionalmente já funcionam com horário diferenciado em feriados”, diz o assessor jurídico da entidade, André Luiz Oliveira.

PLANOS DE MANEJO
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) de Florianópolis iniciou no último sábado (31) uma série de oficinas participativas para a construção dos Planos de Manejo de três Unidades de Conservação. Estão contemplados os novos planos do Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi – Fritz Muller, na Bacia do Itacorubi; o Refúgio de Vida Silvestre Municipal do Morro do Lampião, no Rio Tavares; e a revisão do plano de manejo do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, na região central. As oficinas são abertas ao público.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.