FORÇA-TAREFA: SEGUNDA FASE
Começou a segunda fase da operação liderada pelo Ministério Público de SC na área que era conhecida como “faixa de gaza”, no limite entre os municípios de Florianópolis e São José. Depois dos resultados positivos da fase inicial, com diminuição da criminalidade, o trabalho agora vai se concentrar na colocação de barreiras para evitar estacionamento de veículos na frente dos ferros velhos e plantio de mudas de árvores. As ações para transformação do espaço, em torno do viaduto, envolvem Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Dnit, Guardas Municipais e Comcap. A mobilização começou em março, com a instauração de um inquérito civil pelo promotor de Justiça Daniel Paladino com o objetivo de cobrar providências das autoridades das cidades cidades vizinhas, informação publicada em primeira mão pela coluna na época. O local estava tomado por moradores em situação de rua e com muito lixo acumulado.
TROFÉU GABRIELZINHO
Projeto de resolução protocolado na Câmara de Florianópolis cria o Troféu Vereador Gabriel Meurer – Gabrielzinho, que tem o objetivo de homenagear pessoas com deficiência que tenham se destacado em Florianópolis, além de cidadãos ou empresas com relevantes serviços em favor da inclusão e acessibilidade. A entrega do prêmio será na semana de 21 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
CONSTRUÇÕES INTELIGENTES
Florianópolis está sediando a terceira edição do Seminário Construções Inteligentes, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC) e apoiado pelo Crea-SC. Na pauta, a experiência da Suécia, reconhecida mundialmente por modelo de gestão eficiente, inovação tecnológica e sustentabilidade.