Coluna do Gadotti desta quinta-feira, 19 de dezembro

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

GESTÃO DO TURISMO
Em reunião nesta quarta-feira (18), o Fórum de Turismo de Florianópolis (Fortur) e outras 15 entidades manifestaram posicionamento pela profissionalização da gestão do setor e implementação de ações inspiradas em “cidades modelo”. O encontro destacou ainda a necessidade de fortalecer a estruturação técnica da área, para garantir eficiência na captação de recursos, na qualificação de serviços e na integração de estratégias voltadas ao turismo nacional e internacional. “Estamos consolidando uma agenda de prioridades. É fundamental que a cidade reconheça o papel do turismo como motor da economia,” pontua Mané Ferrari, coordenador do Fortur. O próximo passo será a consolidação das propostas que serão apresentadas à prefeitura de Florianópolis.

SEGURANÇA
Moradores do Sul da Ilha de SC criaram um abaixo-assinado para pedir ações na área da segurança pública. A comunidade está cobrando aumento do efetivo policial, para reforço das rondas ostensivas, e construção de uma sede para a 3⁠ª Companhia da Polícia Militar.

CHICO MENDES
A Comunidade Chico Mendes, no bairro Monte Cristo, ganhou nesta quarta-feira (18) uma nova área de lazer. O espaço revitalizado surge no local onde ficava a antiga praça, que há anos enfrentava problemas de manutenção. A obra foi realizada pelo Grupo Dimas como parte de uma compensação urbanística vinculada ao Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de um empreendimento. O vereador Bruno Becker (PSD), que destinou emendas impositivas para a região e atuou como interlocutor entre poder público e comunidade, considera um espaço como “marco de transformação” na comunidade. Foto: divulgação

ÉTICA – A Secretaria de Educação de Florianópolis e o Programa Educando Cidadãos, lançado em maio deste ano com o objetivo de disseminar uma cultura de ética entre as novas gerações, estão alinhando atividades para 2025 envolvendo a rede municipal de ensino. O assunto foi pauta de reunião entre o secretário Eduardo Gutierres e o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, um dos coordenadores do projeto.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.