Coluna do Gadotti desta quinta-feira, 19 de setembro de 2024: agro é o setor mais “verde” de Santa Catarina

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

ESTUDO SOBRE A ECONOMIA VERDE
A Secretaria de Estado do Planejamento lançou ontem (18), oficialmente, um estudo sobre a economia verde que vai servir de base para políticas públicas que levem a práticas cada vez mais sustentáveis em Santa Catarina.

“A economia verde em SC gerou R$ 67 bilhões e representa quase 775 mil empregos. Esses números destacam a relevância das atividades voltadas para a mitigação das mudanças climáticas na economia do estado. Acompanhar esses indicadores nos permitirá monitorar e expandir os impactos dessas atividades”, explicou o secretário de Planejamento, Edgard Usuy.

O levantamento indica, por exemplo, que 90% do agro catarinense é considerado verde. O setor tem um PIB de R$ 23,4 bilhões e cerca de 439 mil empregos verdes no Estado. Já o panorama da indústria é outro: apenas 10% do setor é considerado verde em Santa Catarina.

“Este estudo vai nos orientar na tomada de decisões, formulação de políticas públicas e fomento das atividades econômicas em busca da sustentabilidade. Com o equilíbrio e integração entre o desenvolvimento econômico, o social e o ambiental, Santa Catarina sustentará os principais pilares para uma sociedade mais desenvolvida”, complementou o secretário do Meio Ambiente, Guilherme Dallacosta.

Governador Jorginho Mello falou sobre os desafios que envolvem a “economia verde” em Santa Catarina. Foto: Léo Munhoz, divulgação, Secom

Um dos objetivos do governo do Estado é remunerar o pequeno agricultor pelo que ele preserva da propriedade. “Nós temos 1% do território nacional, mas somos a sexta economia, porque nós produzimos e, também, preservamos. Temos 40% do nosso território completamente preservados, nós somos um estado que cuida da natureza. E a gente quer ter esse ativo a nosso favor pra daqui a pouco ter a capacidade de vender crédito de carbono, porque o nosso agro é verde”, disse o governador Jorginho Mello (PL) no teatro do CIC.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.