Coluna do Gadotti desta quinta-feira, 2 de janeiro

POLARIZAÇÃO
Não faltou polarização política na cerimônia de posse do prefeito Topázio Neto (PSD) e vereadores de Florianópolis, realizada no plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (1) à noite. Ao fazer o juramento, João Paulo Ferreira (PL), o Bericó, gritou “Bolsonaro”, o que provocou imediata reação de parte da plateia. Em seguida, também na tribuna, Leonel Camasão (PSol) pediu “Bolsonaro na cadeia”. O público se manifestou algumas vezes, com falas como “Sem anistia”, em alusão aos investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, e “Lula ladrão”.

SINTONIA
No discurso, o prefeito Topázio Neto (PSD) agradeceu a parceria com Jorginho Mello (PL) e disse que estarão juntos na disputa eleitoral de 2026. O governador elogiou a gestão do aliado e fez questão de “oferecer ajuda” a Florianópolis, “a capital de todos os catarinenses”.

RÉVEILLON
O Réveillon 2024/2025 em Florianópolis foi marcado pelo retorno do espetáculo pirotécnico, realizado desta vez com menor impacto sonoro – como determina a legislação municipal. Depois dos frustrantes drones da edição anterior, a prefeitura entregou uma festa que correspondeu à expectativa do público que foi às ruas celebrar a chegada de 2025. Foto: Allan Carvalho, divulgação

APAGÕES
Os apagões na região da Beira Mar Norte, que atingiram quase 5 mil unidades consumidoras, pegaram moradores e turistas de surpresa na passagem do ano em Florianópolis. A Celesc informou que a interrupção de energia foi “causada por problemas em dois alimentadores” e que durante as inspeções as equipes identificaram e removeram vegetação que estava sobre a rede”. No dia 1, quarta-feira, por volta de 20h, novo apagão foi registrado. Totalmente atípico, episódio merece investigação pela concessionária.

CENTRO
O novo presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich, quer movimentar áreas relevantes da cidade. O projeto vai começar pelo centro. “A área perdeu fluxo nos últimos anos e queremos ressignificar esse espaço, que é o berço do comércio de Florianópolis e abriga importantes patrimônios históricos de nossa cidade”, diz Eduardo. Segundo ele, a proposta da nova gestão “visa uma revitalização sistêmica que resgate o convívio, a força comercial e o papel estratégico do centro histórico como coração econômico” da capital.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing