Coluna do Gadotti desta quinta-feira, 5 de setembro de 2024: moradores discutem projeto para o Parque da Luz, em Florianópolis

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

PARQUE DA LUZ
Projeto que vem sendo bem recebido por moradores do entorno da cabeceira insular da ponte Hercílio Luz prevê a instalação da 2a Cia do 4o BPM (Batalhão da Polícia Militar) em área do Parque da Luz. A exemplo da unidade da Polícia Militar na SC-401, no início do bairro João Paulo, e da obra que está sendo construída em Jurerê, a sede no centro seria viabilizada com recursos da iniciativa privada. O Conselho de Segurança do Centro (Conseg) vem fazendo a ponte com a comunidade, defendendo os benefícios da iniciativa.

SUSTENTABILIDADE
O campus Pedra Branca da Unisul, em Palhoça, vai receber, entre os dias 18 e 20, o 6º Simpósio Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável nas Universidades. O evento reunirá 200 pesquisadores de várias partes do mundo, que discutirão práticas inovadoras em sustentabilidade. É a primeira vez que o simpósio acontece em uma universidade brasileira desde 2012.

SAÚDE MENTAL
Nesta sexta (6) e sábado (7), profissionais da área de saúde mental estarão reunidos em Florianópolis para a II Jornada Internacional de Terapias Cognitivo-Comportamentais,, que vai discutir as tendências e inovações sobre a prática clínica e suas múltiplas áreas de atuação. Na programação, palestra de Sérgio Alejandro Morales Hernández, especialista internacional em Terapia do Esquema, e workshops sobre Relação Terapêutica nas TCCs, com a especialista Adriana Maia Lenzi, e sobre Técnicas Vivenciais em Terapia do Esquema, com o mestre Rodrigo Trapp. O evento, que acontece no Castelmar Hotel, é promovido pela Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina. É aberto a psicólogos, psiquiatras, estudantes de Psicologia e profissionais de saúde mental.

DIREITOS FUNDAMENTAIS
O Instituto dos Advogados de SC e a Federação Nacional dos Institutos dos Advogados divulgaram nota manifestando preocupação com a decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender o Twitter (ex-X). “A medida, tomada em resposta ao descumprimento de ordens judiciais por parte da plataforma, levanta questões delicadas sobre o equilíbrio entre o combate a práticas ilícitas e a preservação de direitos fundamentais, como a liberdade de expressão”, registram as entidades. Segundo as entidades, “em um ambiente democrático, a liberdade de expressão não deve ser confundida com o direito de disseminar o ódio e incitar à violência, mas também não pode ser restringida de forma desproporcional ou generalizada.”

CARTEIRA DO AUTISTA
Durante visita à sede da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em São José, a vice-governadora Marilisa Boehm conheceu o Centro de Avaliação e Encaminhamento, responsável pelo fornecimento das carteiras de identificação do autista e do passe livre intermunicipal, além de outros benefícios sociais destinados às pessoas com deficiência. Ela acompanhou a emissão da carteira de Davi Lunardeli, 8 anos, entregue à mãe dele, Fernanda. De acordo com a FCEE, 24.020 foram beneficiadas desde 2020, quando o serviço iniciou. Marilisa destacou que o benefício vale para todas as cidades catarinenses e que interessados devem acessar a página www.fcee.sc.gov.br.

Vice-governadora Marilisa Boehm entreou carteira à Fernanda, mãe de menino autista – Foto: Richard Casas, divulgação

DOMINGO – A próxima Feira de Cascaes, na praça XV, será no dia 15 de setembro.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.