ANTIGA RODOVIÁRIA DE FLORIANÓPOLIS
As discussões sobre o futuro da antiga rodoviária de Florianópolis não são recentes. Em 2018, um trabalho de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul apontava as mazelas do espaço e sugeria que fosse transformado num centro cultural. Orientado pelo professor Sílvio Hickel do Prado, o então formando Pedro Paulo de Pinho e Silva destacava a ausência de equipamentos públicos culturais no centro da cidade e apresentava um projeto arquitetônico para requalificação da área de 2.109,25 m². O Centro Cultural El Tranque, em Santiago (Chile), foi uma das referências. Naquele momento, o TCC já registrava o uso irregular do pavimento superior como moradia. Além de um ponto de encontro, com opções gastronômicas, a edificação teria um auditório com capacidade para 204 pessoas e três salões de exposições “conectados entre si por portas que possibilitam a criação de um grande espaço ou a utilização de cada um separadamente”. A proposta também previa “melhorias no entorno da área de intervenção, como a revitalização da Praça Olívio Amorim, a criação de uma via gastronômica na rua Hermann Blumenau, a criação de pocket parks e a conexão do passeio central da Avenida Hercílio Luz com um parque no aterro da Baía Sul”.
LUTO
Morreu neste domingo (15), em Florianópolis, aos 83 anos, a arquiteta e urbanista Carmen Seara Cassol. Formada no Rio Grande do Sul, ela fez carreira em Florianópolis e foi pioneira ao se tornar a primeira mulher a obter o registro profissional de arquitetura, em 1965. Participou de projetos importantes, como o Beiramar Shopping, no centro da Capital. Em março deste ano recebeu uma homenagem do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SC (CAU/SC) em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. As cerimônias de despedida serão hoje (16) no cemitério do Itacorubi, a partir de 16h.
SUCESSÃO NA OABSC
Presidentes de subseções da OAB de todo o Estado estão insatisfeitos com a chapa que está sendo articulada para a eleição da entidade, marcada para novembro. Eles estão marcando uma reunião para discutir o assunto. Destacam que a atual gestão tem 80% de aprovação e consideram “constrangedora” uma composição com nomes que hoje fazem parte da oposição, que passariam a ter cargos de direção e espaço nos conselhos estadual e federal.
OLÍMPIADA DOS MARES
Mais de 150 estudantes, familiares, professores e voluntários participaram, no sábado (14), em Florianópolis, da 1ª Olimpíada Escolar Limpeza dos Mares, evento faz parte do Mês Mundial da Limpeza. Foram três os desafios: retirar a maior quantidade de lixo em 1 hora e meia, transformar o lixo em arte e um quiz ambiental em formato de corrida de saco, com perguntas e respostas sobre temas relacionados ao meio ambiente.
COLCHÃO E SERINGAS – A escola Osvaldo Machado foi a campeã, com a remoção de 368 quilos de lixo das praias e restingas e maior número de acertos no quiz. Os estudantes se surpreenderam com os objetos encontrados: berços, colchão, tábua de passar roupa, preservativos, seringas, muitas roupas velhas, garrafas PET e de vidro, além de pedaços de cadeiras e mesas quebradas.
TERMINAL DA LAGOA
Será entregue ainda em setembro o novo terminal lacustre da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, obra complementar à construção da nova ponte. Segundo a secretaria municipal de Transporte e Infraestrutura, a estrutura começa a operar em seguida para estar em pleno funcionamento no início da temporada de verão 2024/2025