Coluna do Gadotti desta sexta-feira, 13: imóvel abandonado, Conecta 360 e verão no centro leste de Florianópolis

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

IMÓVEL ABANDONADO
A Justiça determinou que o município de Florianópolis efetue a limpeza e promova a blindagem contra a ação de terceiros em um imóvel abandonado na avenida Trompowsky, no centro. A decisão foi em ação civil pública da 30ª Promotoria de Justiça da Capital após negativa da prefeitura em relação ao atendimento de uma recomendação expedida pelo MPSC em junho. Titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, Fabrício José Cavalcanti lembra que o edifício está em leilão pois o proprietário enfrenta um processo de liquidação judicial. Sendo assim, diante do evidente abandono do imóvel, o promotor considera indispensável assegurar o bem-estar e a segurança da população. “A situação oferece riscos reais à segurança e saúde públicas, visto que o local tem histórico de invasões e demais práticas ilícitas, com potencial para a proliferação de doenças em decorrência da sujeira. Também vale ressaltar que durante as vistorias foram identificados diversos materiais com potencial inflamável, o que levanta o risco potencial de incêndio no local”, alerta. 

PONTE
O vereador Adrianinho Flor (Republicanos) voltou a fazer um alerta à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade sobre a situação da ponte do Rio Ratones e pedir providências quanto ao guard-rail – que impede a circulação de bicicletas. Do jeito que está, os ciclistas acabam correndo riscos trafegando na pista da SC-401.

CONECTA 360
Com o objetivo de ajudar empresas a passarem pela transformação digital, foi inaugurado nesta quinta-feira (12), em São José, o Conecta 360, ferramenta estratégica que combina infraestrutura e tecnologia para apoiar empresários em sua jornada de transformação digital. Entre as funcionalidades disponíveis estão estúdios de foto, vídeo e podcast, arena de eventos, espaço de convivência e criação, coworking, além de soluções voltadas para o e-commerce. “É uma grande caixa de ferramentas para os empreendedores, ajudando a superar desafios, explorar novas oportunidades e se conectar com o mercado de forma mais eficiente e moderna”, afirma Gilberto Rech, presidente da Aemflo e CDL de São José.

CENTRO LESTE
A CDL Florianópolis promove neste domingo (15), em parceria com a Bencel (Bares e Entretenimento do Centro Leste), Feira de Cascaes e prefeitura de Florianópolis a primeira edição da Abertura de Verão do Centro Leste. Serão 12 horas de celebração com música, arte, gastronomia e cultura local distribuídas em oito palcos e mais de 15 bares participantes. “A Abertura de Verão do Centro Leste é um marco para a revitalização e valorização do centro histórico de Florianópolis. Esse evento celebra a nossa identidade cultural, reunindo arte, gastronomia e música em um único espaço, e reforça a importância de ocuparmos o centro com iniciativas que promovam a convivência e o desenvolvimento econômico local”, afirma o coordenador do núcleo do Centro Histórico da CDL Florianópolis, Rafael Salim.
 

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.