INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS COMPRAS DO GOVERNO
Com o objetivo de mitigar riscos e melhorar o desempenho das licitações, o governo do Estado está preparando o uso de tecnologias de Inteligência Artificial no programa que centraliza as compras do Executivo. A novidade deve ser implementada até o final do ano, de acordo com a Secretaria de Estado da Administração. “Os estudos da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos têm demonstrado que, com a implementação da IA, podemos reduzir em 60% os custos administrativos associados ao tempo dedicado pelos servidores públicos no processo de licitação. Além disso, queremos investir em um monitoramento mais detalhado dos processos e em relatórios transparentes”, afirma o secretário Vânio Boing. Nos testes realizados, a IA permitiu anexar documentos e realizar análises de arquivos, como editais, manuais e planilhas, de forma rápida e segura.
AULAS MONITORADAS
Entre as novidades da portaria do Detran SC que regulamentou os serviços de auto escolas, uma chama a atenção: a obrigatoriedade de videomonitoramento na pistas usadas para as aulas práticas de moto, exigência que já existe para as empresas credenciadas que fazem vistoria. As imagens, segundo as novas normas, deverão ficar armazenadas por cinco anos. A mudança deve aumentar o poder de fiscalização e inibir a possibilidade de fraudes.
JOGOS ESCOLARES
Em acordo com a Confederação Brasileira de Esporte Escolar, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, anunciou o reforço de R$ 241.655,98 para o transporte dos atletas catarinenses que vão para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), entre 20 de setembro e 3 de outubro, em Recife (PE). O governo de Santa Catarina destinou R$ 1 milhão para a delegação catarinense. Já são conhecidos todos os representantes nas disputas individuais e nesta quinta-feira (18) serão definidas as equipes das modalidades coletivas.