logo-branco.png

12 de junho de 2024

Coluna do Gadotti: destaques de Florianópolis e região desta segunda-feira, 10 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.


De segunda a sexta-feira, as notícias, análises e informações de bastidores da região da Grande Florianópolis.

DECISÃO JUDICIAL: TOPÁZIO FAZ DESABAFO
O prefeito Topázio Neto (PSD) usou as redes sociais para fazer um desabafo sobre a paralisação das obras de drenagem do Rio Vermelho, determinada pela 3a Vara da Fazenda Pública da Capital. “O Ministério Público entende que precisa de licença do IMA, órgão estadual, a gente entende que, da Floram, já era suficiente”, afirmou Topázio. “Independente de quem está certo, a gente poderia ter discutido, corrigido, se necessário, sem precisar parar”, complementou. Paralisar os trabalhos, de acordo com Topázio, “significa deixar pessoas sob o risco do alagamento”. Ele também alfinetou a oposição: “Será que a gente não aprendeu ainda os efeitos catastróficos da chuva onde não há drenagem? E o pior, essa turma paga com o seu dinheiro, comemorando a paralisação da obra”, disse. O prefeito não citou nomes, mas o vídeo reproduziu postagens feitas pelo vereador Afrânio Boppré e pelo deputado estadual Marcos José Abreu, o Marquito, ambos do PSol.

ROTA INTERNACIONAL
Depois do spoiler dado pela prefeitura no início da semana, que gerou desconforto nos bastidores, o governo do Estado e a TAP Air Portugal confirmaram oficialmente o início de voos diretos entre Florianópolis e Lisboa em 3 de setembro. Serão três embarques semanais, às terças, quintas e sábados, com a aeronave Airbus A330-200 que transporta 269 passageiros, 244 em classe econômica e 25 em executiva. A conexão direta entre a capital catarinense e Portugal está no radar do Aeroporto Internacional Hercílio Luz desde a inauguração do terminal, em 2019. O assunto envolveu interlocutores da concessionária Zurich Airport; do governo do Estado, como o secretário de Turismo, Evandro Neiva; e do município, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires.

A cia aérea vai operar três votos semanais entre Florianópolis e Lisboa. Foto: Divulgação ,TAP

ANIVERSÁRIO – Profissionais e lideranças de Santa Catarina se reúnem nesta terça-feira (11), às 13h30, no auditório da Celesc, para comemoração dos 40 anos da Associação de Profissionais da Celesc (APC).O encontro será marcado por uma homenagem aos ex-presidentes da associação e pela palestra do professor da UFSC Harrysson Luiz da Silva sobre o impacto da Inteligência Artificial no setor elétrico.

TRAPICHE – A Secretaria de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis paralisou as obras de restauração do trapiche da Praia da Saudade. O município estuda realocar a estrutura de local.

PRIMEIRA EDIÇÃO – Florianópolis terá entre os dias 15 e 23 de junho a primeira edição do Festival de Arquitetura. Estão previstas exposições de projetos, mostras fotográficas, palestras técnicas, workshops, tours culturais, visitas guiadas, cinema na rua e intervenções urbanas. A promoção é da regional Santa Catarina da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, motivada pela Convenção Nacional AsBEA 2024, que acontecerá vai atrair centenas de arquitetos de todo o país no mesmo período. O festival conta tem o patrocínio da Balaroti e da Tapeçaria Italiana e conta com o apoio da prefeitura de Florianópolis, FloripAmanhã, Sinduscon Grande Florianópolis, IAB/SC e CAU-SC.

PASSAGENS – O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, assinou, nesta quinta-feira (6), o termo de fomento viabilizando as passagens aéreas para que a equipe de Santa Catarina represente o estado nos jogos universitários de handebol que serão realizados na Espanha.

ESPAÇO PÚBLICO – A vereadora Manu Vieira (PL) está pedindo a realização de uma reunião ampliada para discutir a situação do Parque da Luz, na cabeceira insular da ponte Hercílio Luz. Segundo ela, são frequentes os relatos sobre a falta de manutenção das instalações, problemas de iluminação, ausência de segurança e degradação de equipamentos.


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing