Coluna do Gadotti: destaques de Florianópolis e região desta segunda-feira, 15 de julho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

TSUNAMI NO MERCADO
O empresário Diego Brites Ramos, que acaba de assumir a presidência da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), afirma que a formação de talentos segue como pauta prioritária do setor. “Vamos viver nos próximos anos um novo “super ciclo tecnológico“, com três tecnologias que irão puxar tudo e com os seus avanços vão rapidamente mudar ainda mais a nossa economia e a sociedade: a inteligência artificial, ecossistemas de coisas conectadas e a biotecnologia”, disse à coluna. Baseado em análise do Fundo Monetário Internacional, que trata a Inteligência Artificial como um “tsunami” no mercado de trabalho global que vai afetar 40% dos empregos em todo o mundo, Diego alerta que serão necessárias “novas habilidades” nessa transição. “Precisamos requalificar rapidamente a nossa força de trabalho para não aumentarmos o drama dos chamados não empregáveis, contingente de pessoas que não conseguirão se reempregar por pura falta de habilidade digital”, destaca.
“Por isso, além de reforçar todas as iniciativas de formação que a Acate já tem, em parceria com diversas outras instituições, e que nos últimos quatro anos já impactaram mais de 37 mil pessoas, precisaremos trabalhar ainda mais próximos das instituições de ensino para que os alunos possam desenvolver cada vez mais essas novas capacidades e habilidades”, fala Diego.
O presidente da Acate considera a tecnologia “como um ponto em comum para uma maior integração das diferentes regiões do estado e país, além de servir como motor para o desenvolvimento educacional e social local”.

INVESTIMENTO
O Faial Prime Suítes, no centro de Florianópolis, está fazendo um investimento de R$ 5 milhões na modernização da estrutura e reposicionamento no mercado, segundo o CEO Adriano Palma, para concorrer numa categoria com diárias mais altas do que as praticadas atualmente. As intervenções incluem retrofit da fachada, na recepção e no restaurante. Além disso, o hotel vai ganhar uma marquise de 296 metros para dar mais conforto aos hóspedes na hora de estacionar. Em 2023, o Faial teve ocupação média de 85%.

PENITENCIÁRIA – Até o final de 2026, o governo Jorginho Mello (PL) quer tirar da Trindade a Penitenciária de Florianópolis. No local, a ideia é implantar um equipamento público, para uso da comunidade. O Estado analisa alternativas para implantação do complexo prisional.

JABUTI – O livro “Fritz Müller Desterro – Um Ser Humano e sua Ciência”, de Marcelo Vieira Nascimento, é semifinalista nas categorias Divulgação da Ciência e Ilustração do Prêmio Jabuti Acadêmico. Na quinta-feira (18) serão divulgados os cinco finalistas e a premiação será no mês que vem, em São Paulo.

DERRUBADA – Moradores da área do entorno da sede do Badesc, no centro de Florianópolis, lamentaram o corte das árvores que ficavam no terreno de instituição.

LEGAL – O Sindilojas lança nesta terça-feira (16) a campanha “Comércio Local é Legal”. A iniciativa, em parceria com a Fecomércio, tem abrangência estadual.

REFORMA TRIBUTÁRIA
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) mandou ofício aos senadores do Estado sugerindo mudanças no texto da reforma tributária que foi aprovado na quarta-feira (10) pela Câmara dos Deputados. Entre elas, alterações nas regras sobre o Simples Nacional. Segundo o presidente, Elson Otto, 168 mil estabelecimentos optantes pelo regime – 64% do total de SC – poderão ser afetados.

Competitividade – Economista da Facisc, Mariana Guedes diz que se o texto não for modificado as empresas do Simples perderão competitividade. “Quando uma empresa optante do Simples for comercializar com uma que tributa pelo lucro real, ela irá fornecer créditos a essas empresas num valor muito inferior, na casa dos 7%, enquanto uma que tributa fora do Simples poderá oferecer em média 26,5%”, explica.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.