logo-branco.png

7 de setembro de 2024

Coluna do Gadotti: destaques de Florianópolis e região desta sexta-feira, 26 de julho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

ELES TOMAM CONTA
O engenheiro Cássio Taniguchi, uma das maiores referências em mobilidade urbana do país e que mora em Florianópolis, costuma falar sobre a voracidade dos veículos nos espaços das cidades. “Tendo espaço, o carro toma conta”, repete em palestras e debates. A poucos dias da abertura do Contorno Viário, e com a proximidade do debate eleitoral, o tema é fundamental. Projetos inovadores e consistentes em infraestrutura viária – que são efetivamente importantes -, não serão suficientes se os carros continuarem protagonistas. E sem investimentos relevantes no transporte público.

“ME DEIXA TRABALHAR”
Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do Detran SC, Kennedy Nunes, fez um desabafo nesta quinta-feira (25): “Me deixa trabalhar, me deixa cumprir a determinação do governador de colocar a casa em ordem”. A fala foi motivada por uma ação por danos morais, rejeitada em duas instâncias judiciais, protocolada pela Associação de Trânsito de SC e que tem origem no lançamento do projeto CNH Emprego na Pista.

ELEVADO
O vereador Valci Brasil (Republicanos) está defendendo a instalação de guard-rails metálicos no elevado do Centro Integrado de Cultura para dar mais segurança aos motociclistas. Em junho, um motociclista de 25 anos morreu ao se perder e “voar” para fora da pista e na semana passada uma mulher ficou ferida ao perder o controle e também despencar da estrutura.

CAPIVARAS
A Fundação do Meio Ambiente de São José emitiu um alerta após a ocorrência, nas últimas semanas, de dois atropelamentos de capivaras nas proximidades do Centro Multiuso. Os animais habitam às margens do Rio Araújo. Os casos, segundo o comunicado, reforçam a necessidade de maior conscientização e cuidado por parte dos motoristas e ciclistas que transitam pela área.

BARCO NAUFRAGADO
Neste domingo (28), o projeto Limpeza dos Mares volta à Ilha do Arvoredo, na Grande Florianópolis. “Nada ficará para trás! Estamos retornando porque não descansaremos até removermos cada fragmento de lixo acumulado nas encostas e fundo do mar”, afirma a diretora Michele Castilho. Os voluntários vão retirar o restante do barco que está naufragado no local. “Agora os restos dele se encontram nos costões e na água, onde se tornou difícil fazer a retirada, pois teremos que desmontar em partes menores para fazer a remoção e destinação adequada”, explica. A ação, organizada pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), terá saída às 7h15 no trapiche de Canasvieiras.

Será realizada a 43ª etapa do Limpeza dos Mares, que em 11 anos já recolheu 169,1 t de resíduos

RETALIAÇÃO
Em manifesto divulgado nesta quinta-feira (25), os Conselhos de Desenvolvimento de Florianópolis protestaram contra a alteração da lei que permitia às entidades escolherem projetos para execução com orçamento municipal. As lideranças consideram uma “retaliação” do Executivo pelo posicionamento dos conselhos contra o aumento da taxa de lixo e à correção salarial dos salários dos vereadores.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing