Coluna do Gadotti deste sábado, 14: sucessão na Câmara, retirada de passarela e outros destaques

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

ELEIÇÃO NO LEGISLATIVO
Considerada definida, com a permanência de João Cobalchini (MDB), a sucessão na Câmara de Florianópolis pode ter reviravolta. Nos bastidores, há uma articulação de grupos insatisfeitos com o atual presidente que voltou a movimentar bancadas e partidos. Um nome que está surgindo como alternativa para a presidência é do vereador Jeferson Backer, também do MDB.

HERCÍLIO LUZ
O teste de inversão do tráfego na ponte Hercílio Luz foi considerado positivo pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, mas a decisão final deve sair só na semana que vem, depois de análise técnica e conversa com o time da prefeitura de Florianópolis. Segundo o secretário Jerry Comper, em alguns momentos houve um aumento de 25% no movimento de veículos.

RETIRADA
A Secretaria de Infraestrutura e Transportes de Florianópolis começou, neste sábado (14), o trabalho de desmontagem da passarela de pedestres da rodoviária Rita Maria, no centro, que estava sem manutenção, em risco de colapso, e colocando os usuários em risco. Inicialmente, estão sendo retiradas as placas de concreto e amanhã (15) será a vez da estrutura metálica.

TURISMO
Leandro Mané Ferrari foi eleito coordenador do Fórum de Turismo da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (ForTur). Ele substitui Carlos Leite, que assume como vice-coordenador ao lado de Hamilton Peluso. A nova gestão do Fórum, que contempla 17 entidades do setor de turismo da Grande Florianópolis, tem como objetivo fortalecer a integração entre as entidades e impulsionar o turismo na região, consolidando a capital como um destino de referência.

LIXO NO MAR – A última etapa do projeto “Limpeza dos Mares” será neste domingo (15), das 9h às 12h, em Governador Celso Ramos. A etapa estava prevista para acontecer no sábado passado, mas foi adiada por conta das chuvas. Para participar, basta se inscrever pelo endereço: www.limpezadosmares.com/.

FINAL DO ANO – A Arteris Litoral Sul prevê um aumento médio de 51% no fluxo de veículos nos 406,6 km de rodovias que administra entre o Paraná e Santa Catarina entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro de 2025, quando 7,6 milhões de veículos deverão circular pelas estradas.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.