INCENTIVO FISCAL
A concessão de isenção do IPTU para empreendimentos da ala leste do centro histórico de Florianópolis – medida antecipada pela coluna no fim de semana – vai ter duração de até três anos e será válido para imóveis que abrigam startups e empresas da área de economia criativa e inovação estabelecidas em áreas de, no máximo, 180m². Um dos requisitos do decreto municipal, que será publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (28) é a comprovação de faturamento anual de até R$ 2,56 milhões. Para pedir o benefício, as empresas devem apresentar os documentos necessários no portal de serviços do município a partir desta terça-feira (29).
CIDADE DO FUTURO
O programa “GeoFloripa: eficiência em geoinformação pública” vai receber o prêmio Cidade do Futuro, concedido pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI). A entrega será nesta quarta-feira (30), durante o evento Smart Gov Brasília. Quem vai representar a prefeitura é Kaliu Teixeira, subsecretário de Planejamento e Inteligência Urbana, idealizador do sistema de gestão territorial, baseado em mapas digitais, que desburocratiza processos. Entre eles, a consulta de viabilidade de construção.

O documentário “Aldo Baldin, uma vida pela música” tem pré-estreia nesta terça-feira (29), às 19h, no Paradigma CineArte, na SC-401, em Florianópolis. Dirigido por Yves Goulart, o filme conta a história do catarinense de Urussanga que é considerado um dos principais tenores brasileiros. A obra acompanha desde os primeiros anos de Baldin, mergulha em suas raízes familiares e na paixão precoce pelo canto, até o reconhecimento global, quando passa a dividir o palco com lendas como o maestro alemão Helmuth Rilling, seu parceiro em 45 gravações, e o britânico Sir Neville Marriner, com quem conquista o Grammy em 1981 pela interpretação de “A Criação”, de Haydn. Baldin morreu em 1994, aos 49 anos. Depois da exibição, haverá um debate com o público.
CENTRO DE INFUSÃO
A Unimed Grande Florianópolis inaugurou nesta segunda-feira (28) o novo Centro de Infusão, no oitavo andar do Hospital da cooperativa, em São José. Com capacidade para 3.200 atendimentos mensais, o novo espaço amplia a capacidade de atendimento de cinco para 20 boxes, incluindo dois leitos hospitalares e poltronas específicas para pacientes com necessidades especiais. Entre as melhorias estão a expansão da área refrigerada para armazenamento de medicamentos, monitores integrados ao sistema hospitalar, dupla checagem de medicação e totem de autoatendimento. Segundo o presidente da cooperativa, Ademar Paes Junior, o novo espaço eforça a segurança, o conforto e a agilidade no cuidado aos pacientes autoimunes que precisam de medicamentos endovenosos e subcutâneos.

Mais de 3 mil pessoas participaram, sexta-feira (25) e sábado (26), da terceira edição do CREA Summit, que discutiu temas como construção de cidades inteligentes, inovação e sustentabilidade. O presidente, Kita Xavier (foto), anunciou a realização da quarta edição em março de 2026, também no Expocentro de Balneário Camboriú.
EMERGÊNCIAS
Durante o evento, a Secretaria de Defesa Civil de SC e o CreaSC assinaram um termo de cooperação para atuação conjunta em situações de emergência climática. O acordo começou a ser desenhado depois do trabalho conjunto realizado durante as enchentes de 2023 em Santa Catarina. Entre os objetivos, está a elaboração de protocolos e mapeamento de áreas de risco.
RASTREABILIDADE – A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, anunciou que nos próximos dias os clientes dos restaurantes poderão conferir, por meio de um QR Code, todas as informações sobre as ostras que estão consumindo. Pelo projeto, será possível rastrear toda a cadeia produtiva, até chegar à mesa do consumidor.
ECONOMIA VERDE – Ministro do Meio Ambiente em 2021 e 2022, Joaquim Leite disse que desafios globais criam “oportunidades reais para o Brasil se transformar na maior economia verde do mundo” e que “serão os engenheiros que vão salvar o planeta”.