Coluna do Gadotti: o futuro das cidades, corrupção e outras notas desta quarta-feira, 21 de agosto

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

O PLANETA PRECISA DAS CIDADES
Convidado pelo Movimento Floripa Sustentável, o arquiteto Sérgio Magalhães falou sobre o planejamento dos núcleos urbanos em evento nesta terça-feira (20). Ele defendeu o “urbanismo social” como instrumento para a construção de “cidades melhores” e a adoção de políticas permanentes que busquem inclusão social. “O Brasil não tem consciência adequada sobre o sistema urbano”, disse. Responsável pelo projeto Favela-Bairro no Rio de Janeiro, nos anos 1990 e início dos anos 2000, Magalhães destacou que as cidades acumularam um grande passivo socioambiental e estão sofrendo, por exemplo, com os reflexos da política que priorizou os carros. Mas acredita que é possível virar o jogo. “O desenvolvimento urbano é condição para o desenvolvimento do país. As cidades são instrumento poderosíssimo para o desenvolvimento do país. O planeta precisa das cidades”, afirmou.

RARO – Sérgio Magalhães disse que o Movimento Floripa Sustentável, formado por 44 entidades, é um “movimento raro, mas absolutamente indispensável para sociedades mais justas e igualitárias”.

INVISIBILIDADE
No mesmo evento, o padre Vilson Groh, que desenvolve projetos sociais nas comunidades vulneráveis da Grande Florianópolis, defendeu que o planejamento das cidades leve em conta “as identidades locais, com requalificação dos espaços urbanos e atenção as comunidades empobrecidas, que têm capital humano e cultural extraordinário”. Segundo ele, precisa ocorrer o “rompimento dos processos de invisibilidade”.

EDUCANDO CIDADÃOS
O programa “Educando Cidadãos – O que todos nós temos a ver com a corrupção?”, lançado em Florianópolis no mês de maio com o objetivo de disseminar boas práticas e uma cultura de ética, recebeu nesta terça-feira (20) a adesão da ENGIE Brasil Energia, empresa líder em energia renovável do país. Desde julho de 2002, a companhia possui um Comitê de Ética que tem entre suas atribuições a identificação de riscos éticos para sua prevenção e mitigação. No final do ano passado a empresa foi reconhecida com o Selo Empresa Pró-Ética 2022-2023, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com Instituto Ethos.

Na foto, Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, entre Cristina Riggenbach, diretora Jurídica e Ética, e o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, coordenador da iniciativa

BEIRA MAR DE BARREIROS
Será na próxima terça-feira (27), às 19h, no salão paroquial da Igreja Sagrado Corações, a audiência pública que vai debater o projeto de implantação e pavimentação da Beira Mar de Barreiros. A iniciativa é da prefeitura de São José e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).. Será apresentado o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) da obra.

DIVERSIDADE
Estão abertas até 1º de setembro as inscrições de produções audiovisuais, entre curtas e longas-metragens, para a sexta edição da Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina. O evento será entre os dias 7 a 18 de dezembro, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc,


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.