logo-branco.png

15 de julho de 2024

Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta quinta-feira, 4 de julho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

FIM DE UMA LONGA ESPERA
Saiu nesta quarta-feira (3) a notícia mais aguardada dos últimos tempos na Grande Florianópolis: a Arteris Litoral Sul confirmou que o Contorno Viário ficará pronto no dia 31 e que será liberado ao tráfego durante a cerimônia de inauguração no dia 2 de agosto. Maior obra rodoviária em andamento no Brasil, conta com 50 km de pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, 20 passagens em desnível e sete pontes. São números impressionantes. Mesmo com o atraso de 12 anos, em relação à primeira data de entrega, a expectativa é que faça a diferença na mobilidade da região metropolitana.

INCLUSÃO
Imigrantes da Venezuela, Argentina, Colômbia, Haiti, Angola, Equador e Cuba estão entre os alunos formados na primeira turma do curso de Varejo Inclusivo do programa Conexão de Impacto 2024, promovido pelo Instituto Nexxera em parceria com a CDL Florianópolis. A iniciativa, gratuita e presencial, tem o objetivo de capacitar e inserir no mercado formal pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesta primeira etapa, 25 alunos concluíram a formação, sendo 20 imigrantes. As inscrições para a próxima edição estão abertas pelo link https://conteudo.gruponexxees.com/varejo-inclusivo2024-2.

REAÇÃO NA ADVOCACIA
Repercutiu na advocacia a informação, publicada nesta quarta-feira (3), de que há uma movimentação de bastidores para que a presidente Claudia Prudêncio concorra à reeleição na OAB/SC. Contrários à possibilidade sustentam que a candidatura representaria quebra do compromisso de não reeleição do atual grupo de situação e defendem a alternância como crucial para assegurar que diferentes vozes e perspectivas sejam representadas dentro da entidade. Vão além, ao considerarem o movimento como personalista e autocrático, com uso da OAB como trampolim para projetos pessoais. Vem campanha quente por aí!

MERCADÃO
O Mercadão de Coqueiros abriu espaço para artesãos da região continental de Florianópolis. “Desde que abrimos a unidade, tínhamos em mente promover feiras de produtos artesanais e neste primeiro momento priorizamos profissionais que moram no nosso bairro e região. Futuramente, a ideia é ampliar o mix de opções”, afirma Dyanine Weiss Besen, responsável pelo Mercadão. Em julho, os produtos estarão expostos nos dias 7, 13, 14, 21, 27 e 28.

CONSOLIDADO – Foi lançada nesta quarta-feira (3) a programação do Floripa Conecta, movimento que chega à quarta edição. Serão cerca de 100 eventos ao longo do mês de agosto na capital.

ANTONIETA – O prefeito Topázio Neto (PSD) assina, nesta quinta-feira (4), a autorização para o lançamento do edital de licitação para a obra de revitalização do prédio da antiga Escola Antonieta de Barros, no centro histórico.

FLORIANÓPOLIS DAY
Desde segunda-feira (1), o Destino Floripa & Região está capacitando agentes de viagens e operadores de turismo de São Paulo e Minas Gerais sobre o potencial turístico e atrativos da capital catarinense. A iniciativa passa pelas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberaba e Uberlândia. “Os municípios foram escolhidos por serem alguns dos maiores polos econômicos dos dois estados e terem um grande potencial de atração turística para a nossa região”, explica Mario Costa Junior, presidente do Destino Floripa & Região, antigo Convention & Visitors Bureau de Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing