logo-branco.png

3 de julho de 2024

Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta segunda-feira, 1° de julho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

O Samba no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, vai ganhar registro em todas as plataformas; STF suspende uso obrigatório de domicílio judicial eletrônico; palestra sobre colaboração premiada; o aniversário da CDL e Aemflo, em São José; esses e outros temas estão na Coluna do Gadotti desta segunda-feira.

SAMBA DO LARGO
Começam em agosto as gravações do Samba do Largo, álbum com cantores e cantoras que se apresentam todos os sábados, há mais de dois anos, no espaço do bar e café do Largo da Alfândega, centro de Florianópolis. O projeto, que tem direção artística de Victor Bub, valoriza a produção e os autores locais. As músicas vão ficar disponíveis em todas as plataformas, com lançamento previsto para dezembro. O Samba do Largo foi aprovado pelo Projeto de Incentivo à Cultura (PIC), do Estado de SC e tem apoio da Casas Da Água e do Fort Atacadista.

Foto: Samba do Largo anima o Centro Histórico de Florianpólis todos os sábados.
Crédito: Café/Bar do Largo d’Alfândega, Divulgação.

DOMICÍLIO JUDICIAL
Atendendo pedido da OAB nacional, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Roberto Barroso, determinou a suspensão do prazo de cadastramento compulsório para todas as empresas no Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) até que o sistema seja modificado para impedir a abertura de intimações quando já tiver advogado cadastrado nos autos. ”Conseguimos corrigir esta distorção e ainda garantir que os advogados que tiverem prejuízo devido à eventual intimação irregular poderão requerer a reabertura dos prazos, garantindo mais segurança ao exercício profissional e ao jurisdicionado brasileiro”, afirma o vice-presidente da entidade, Rafael Horn.

COLABORAÇÃO PREMIADA
O promotor de Justiça Carlos Eduardo Tremel de Faria lançou o livro “A Colaboração Premiada e o Ministério Público”, que destaca a relevância do Ministério Público na persecução penal, seja promovendo a ação penal pública ou concedendo benefícios penais. Na obra, ele alerta sobre possíveis incongruências caso a colaboração premiada ocorra sem a concordância do MP e  destaca a importância da segurança jurídica e da boa-fé no processo. Além disso, discute a inconveniência de a Polícia Judiciária tratar de acordos que ultrapassem sua esfera de atribuição. O livro está à venda na plataforma Amazon.com.br e na Editora Habitus.  

AUTISMO – Projeto de lei protocolado na Câmara de São José institui o Selo Escola Amiga do Autismo. A ideia do autor, vereador Jair Costa (PSD), é que ele seja conferido a escolas públicas e privadas que contribuem para o acesso à educação e a inclusão social da pessoa diagnosticada com transtorno do espectro autista.

POLÍCIA – O secretário de Administração Prisional de SC, Carlos Alves, será um dos palestrantes do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional, que será em outubro em São Paulo (SP).

ANIVERSÁRIOS
A Aemflo e a CDL de São José comemoraram seus aniversários de 40 e 25 anos, no sábado (29), com a 10° edição da São Feijão, que reuniu cerca de 600 pessoas na Arena Opus. “Nossas entidades representam a classe empreendedora de São José e de toda da região metropolitana”, afirma Gilberto Rech, presidente das entidades. Ele destaca que o trabalho está focado no desenvolvimento, crescimento, inovação e qualidade de vida. O vice-prefeito Michel Schlemper representou o Executivo de São José.

Foto: Diretoria da Aemflo e da CDL São José na comemoração de sábado.
Crédito: Germano Rorato, divulgação

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing