logo-branco.png

15 de julho de 2024

Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta sexta-feira, 28 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

DEFESA CIVIL EM SANTA CATARINA
Dados apurados pela Diretoria de Contas de Gestão do Tribunal de Contas de Santa Catarina no Portal da Transparência do Executivo estadual revelam que, de 2020 a 2023, deixaram de ser aplicados R$ 265,4 milhões em ações de defesa civi. O valor considera as dotações previstas para a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Fundo de Melhorias do Corpo de Bombeiros Militar, o Fundo Estadual de Promoção Social e Erradicação da Pobreza e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado. O resultado do levantamento foi divulgado pelo tribunal nesta quinta-feira (27). 

CENTRO UNIVERSITÁRIO
Portaria publicada pelo Ministério da Educação credencia a Faculdade Cesusc, de Florianópolis, como Centro Universitário Cesusc (Unicesusc). O processo iniciou em 2021 e a conquista dá autonomia para a instituição ampliar e diversificar os cursos de graduação, presencial e a distância, além das opções de pós-graduação, de inovação, carreira e mercado.

CONTORNO VIÁRIO
No sábado (22) a última viga da obra do contorno viário da Grande Florianópolis foi lançada, no bairro Aririú, em Palhoça (foto). Em toda a obra, são 667 vigas. O contorno tem previsão de conclusão no dia 31 de julho: 98,10% das obras estão concluídas e 48 quilômetros dos 50 da futura rodovia já estão pavimentados.

ARRAIÁ – A praça Celso Ramos, na Agronômica, também vai ter sua festa junina. O arraiá , que tem o apoio da Associação Florianopolitana de Food Truck (@gastrotruckfloripa), será no dia 6 de julho, das 11h às 20h. Além de aproveitar música e comidas típicas, o público também poderá doar cobertores, roupas quentes e luvas, que serão enviados para o Rio Grande do Sul.

RETROFIT – Foi marcada para segunda-feira (1), às 11h, a cerimônia de sanção da lei do Retrofit, que vai facilitar a requalificação de prédios que hoje estão ociosos em Florianópolis.

MIRANTE
A prefeitura de Florianópolis está reconstruindo o mirante público da Beira Mar Norte que fica ao final da rua Felipe Schmidt, no Centro. Será preservado apenas o pavimento em lajotas e a mesa com bancos de concreto para jogos. O deck, a escada de acesso e o guarda-corpo em madeira do lugar serão renovados no mesmo padrão. As melhorias estão sendo realizadas pela Construtora Neves e Goulart Ltda.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing