Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta terça-feira, 18 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

De segunda a sexta-feira, as notícias, análises e informações de bastidores da região da Grande Florianópolis

MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA
Um projeto de lei que pretende estimular a contratação de moradores em situação de rua pela iniciativa privada em Florianópolis está unindo situação e oposição na Câmara de Vereadores. Apelidado de “Emprego cidadão”, o texto apresentado pelo vereador Ricardo José de Souza (PSD), o Diácono Ricardo, prevê que as empresas que reservarem 5% das vagas à essa população poderão ter benefícios tributários, mediante lei específica definida pelo Executivo. Atualmente, esse percentual é de 2%. Depois do debate em plenário, o autor concordou em retirar da proposta o trecho que fala em contratação prioritária para quem saiu de clínicas terapêuticas e/ou de reabilitação.

CONSELHOS
A Câmara de Florianópolis aprovou, nesta segunda-feira (17), uma alteração na lei de 2018 que criou os conselhos de desenvolvimento regionais. A proposta de Jeferson Backer (MDB) retira a obrigatoriedade de reserva de 5% da arrecadação do IPTU para investimento em projetos apresentados pelas entidades. Segundo João Paulo Ferreira (PL), o Bericó, que manifestou apoio à iniciativa, está ocorrendo uma “politicagem exagerada”.

ENVELHECER
A prefeitura de Florianópolis sancionou, nesta segunda-feira (17), a lei que institui a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O objetivo é promover a qualidade de vida da população dessa faixa etária e garantir um envelhecimento ativo e saudável, com a efetivação da Política Nacional da Pessoa Idosa. Segundo o município, os próximos passos envolvem a execução das ações que englobam oito dimensões: ambiente físico, transporte e mobilidade, moradia, participação, respeito e inclusão, comunicação e informação, oportunidades de aprendizagem, saúde e cuidado.

GAME CONCERT
Com a regência do maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata Florianópolis vai reviver os grandes clássicos do mundo gamer dos anos 1980 e 90 em espetáculo no dia 4 de julho no teatro do CIC. Os ingressos de “Game Concert” já estão disponíveis no site Blueticket. Os arranjos especiais são de Luiz Gustavo Zago e o repertório vai desde os tradicionais até os jogos mais modernos. Entre eles, Tetris, Top Gear, Street Fighter, Warcraft, Dragonborn, Fortnite e o Super Mario Bros. O espetáculo tem o patrocínio do Fort Atacadista e apoio do Grupo NSC.

A Camerata Florianópolis vai apresentar “Game Concert” no dia 4 de julho, no teatro do CIC.
Foto: Tóia Oliveira, divulgação

LANÇAMENTO – Será lançado no dia 1º de julho a quarta edição do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo. O evento, que será às 19h no plenarinho da Alesc, terá a presença do jornalista Pedro Rockenbach, da equipe do “Fantástico”, da TV Globo, que vai falar sobre “Jornalismo investigativo e grandes coberturas”. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla.

PROJETOS – Serão apresentados nesta terça-feira (18) à noite, no Centro Cultural Veras, os projetos vencedores da Premiação IAB 2023. O evento faz parte da programação da primeira edição do Festival de Arquitetura, que começou no sábado em Florianópolis.

LÍDER – Enquanto o vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, segue em recuperação hospitalar e motivando uma corrente de orações, o colega Jeferson Backer vem atuando como líder do governo Topázio na Câmara de Vereadores.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.