ACORDO FECHADO
O Sinduscon Grande Florianópolis e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário e Artefatos de Cimento de Florianópolis e Região (Siticom) formalizaram um acordo coletivo que prevê reajuste de 5% nos salários. O índice supera a inflação dos últimos 12 meses, que fechou em 3,23% segundo o INPC. “O setor está aquecido e a oferta de um reajuste acima da inflação é uma forma de atrair novos trabalhadores e também uma estratégia para valorizar e reter mão de obra”, analisa o presidente do Sinduscon Grande Florianópolis, Marco Alberton.
DESPEDIDA
As cerimônias de despedida do vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, serão nesta terça-feira (2), em Santo Antônio de Lisboa. O velório será das 8h às 15h, com missa de corpo presente às 14h, no Campo do Triunfo. O sepultamento será às 16h, no cemitério do bairro, que fica no Caminho dos Açores, 2.450. A recomendação é que as pessoas deixem os carros no Clube Avante: serão disponibilizadas vans para transporte até o Campo do Triunfo, que tem um estacionamento limitado.
EMERGÊNCIA
A Defesa Civil de Florianópolis preparou um curso de voluntariado em emergência, que será realizado em parceria com a Fundação Rede Solidária Somar. Serão 104 horas de capacitação, com disciplinas como filosofia do voluntariado, noções de primeiros socorros, percepção de riscos geológicos e percepção de risco em edificações. As inscrições estão abertas pelo link bit.ly/voluntariado-emergencia até o preenchimento das 50 vagas. As aulas começam nesta sexta-feira (5) e acontecem às segundas, quartas e sextas, durante dois meses, das 18h30 às 22h30.
APAGADAS – Em vários pontos de Florianópolis, as faixas de pedestres estão bem fraquinhas, quase imperceptíveis, precisando de tinta nova. Quem sabe um mutirão…
AGOSTO CARAMELO
A Câmara de São José aprovou nesta segunda-feira (1), em segunda votação, o projeto do vereador Ezequiel Nunes Dal Zotto (Republicanos) que implanta o Agosto Caramelo. A proposta tem o objetivo de promover ações de conscientização contra o abandono de animais. Entre os objetivos está o incentivo à posse responsável, esterilização, vacinação e estímulo a uma cultura de cuidado e respeito. O texto segue agora para a sanção do Executivo.
POSSE NA CÂMARA
BARREIRAS NO CAMPUS
O juiz Diógenes Tarcísio Marcelino Teixeira, da 3ª Vara Federal da Capital, determinou que a Universidade Federal de Santa Catarina adote medidas para eliminar todas as barreiras físicas que dificultem ou impeçam o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos prédios e rotas do campus da Trindade. Na ação civil pública, o Ministério Público Federal (MPF) alegou que “as adequações e obras de acessibilidade arquitetônica realizadas pela UFSC até o momento [a ação judicial foi proposta em agosto de 2022] são ínfimas diante da quantidade de obras e adequações necessárias para garantir acessibilidade arquitetônica”.