CADASTRO DE PEDÓFILOS
Foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL), nesta segunda-feira (2), a lei que cria o cadastro estadual de pedófilos e de agressores sexuais. A Secretaria de Estado da Segurança Pública vai ficar com a responsabilidade de regulamentar o procedimento de gestão do cadastro, que disponibilizará uma fotografia recente, além de idade, endereço de moradia ou trabalho e características físicas de pessoas condenadas por esses crimes. Na ficha também deve constar o local da ocorrência e um breve resumo dos fatos que levaram à inscrição do pedófilo e o registro de passagem pela polícia. Terão acesso aos dados as polícias Civil e Militar, os Conselhos Tutelares, os membros do Ministério Público e do Poder Judiciário e outras autoridades que justifiquem a necessidade do acesso às informações. O cidadão comum também poderá acessar os dados, mas apenas do nome e da foto do criminoso.
CONCESSÃO
Autor de uma representação protocolada no Tribunal de Contas de SC contra o polêmico projeto que propõe a criação de três Microrregiões de Águas e Esgoto de Santa Catarina, o vereador Roberto Katumi (PSD) usou a tribuna da Câmara para criticar a iniciativa do governo do Estado na sessão desta segunda-feira (2). Ele defendeu a criação de uma comissão para levantar o que não foi cumprido pela Casan e fim do contrato com a prefeitura de Florianópolis. “É uma concessão falida”, disse.
FRANKLIN
Os espaços da Fundação Franklin Cascaes ganham duas exposições esta semana. Nesta terça-feira (3),
o Centro Cultural Continente, em Coqueiros, recebe a mostra “Presépios de Santa Catarina”, do artista plástico Jone Cezar de Araújo. Os trabalhos ficam até até 6 de janeiro. Na quinta-feira (5), a Galeria Vecchietti, na Praça XV, abre as portas para a arte de seu fundador. A exposição “A vinheta na gênese da obra de Vecchietti” vai até 7 de fevereiro.
ETER SUMMIT 2024
O Centro de Convenções (CentroSul) recebe neste fim de semana o ETER Summit 2024, evento sobre marketing digital, empreendedorismo e inovação. O anfitrião será Davi Ribas, cientista social, empresário e fundador da ETER Company e autor do livro “Marketing ideológico”. Na programação, nomes como como Hanah Franklin, líder do Movimento Criadores do Futuro; Ádamo Peçanha, fundador do Wake UP! Money e do Million Summit Floripa; e Andre Diamand, criador da Metodologia Sexy Canvas e ex-presidente da Associação Brasileira de Startups. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.
MÃES EMPREENDEDORAS
A jornalista Simone Ferreira Rabuske lança nesta sexta-feira (6), na Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis, o livro “Mãe empreendedora sem culpa” (Editora FrenteCom). Simone reúne estratégias práticas para ajudar mulheres a equilibrar trabalho, maternidade e vida doméstica. “O empreendedorismo oferece autonomia, a possibilidade de construir algo próprio e criar um ambiente de trabalho que se alinhe às necessidades familiares”, afirma Simone.
OSTRA – Começa nesta terça-feira (3), no Centrosul, a 22ª edição da Festa Nacional da Ostra – a Fenaostra. O evento vai até domingo (8), com a expectativa de movimentar cerca de 70 mil pessoas.