OS GARGALOS DO VERÃO EM FLORIANÓPOLIS
Pesquisa feita pelo Destino Floripa & Região com representantes de hotéis, restaurantes, organizadores de eventos e prestadores de serviços aponta a mobilidade urbana (86,7%) como principal ponto negativo durante a temporada de verão na capital. Outros pontos de preocupação são a balneabilidade (64,4%), segurança pública (35,6%), abastecimento de água (33,3%) e fiscalização de ambulantes irregulares (20%). “A identificação desses gargalos nos permite alinhar ações e promover o diálogo com os gestores públicos e os demais interessados, fortalecendo nossa capacidade de responder às demandas reais do mercado”, afirma o presidente da entidade, Mario Costa Junior.
O mesmo levantamento sinaliza, no entanto, otimismo com relação à temporada 2024/2025. Para 46,7% dos associados, o fluxo de visitantes vai aumentar bastante, enquanto 38,8% esperam uma elevação moderada. Já 80% acreditam que o tempo médio de permanência dos visitantes de Florianópolis será maior. O turista chileno é a principal aposta de crescimento do trade, seguido pelo argentino, europeu, uruguaio e paraguaio. “A expectativa está associada às novas rotas aéreas que conectam Florianópolis com voos diretos a esses países, além dos novos voos para Portugal, Caribe e América do Norte”, reforça Mario.
REGULARIZAÇÃO NÁUTICA
Especialista em Direito da Orla, o advogado Ernesto São Thiago alerta que ocupar áreas terrestres ou aquáticas da União sem registro ou contrato pode gerar multas retroativas de R$ 109,94 por metro quadrado. Além disso, há risco de embargo, remoção de estruturas e ações judiciais. Se a área terrestre não tiver Registro Imobiliário Patrimonial (RIP), o espaço aquático exige regularização via cessão de uso ou licitação. “É essencial resolver a situação para evitar sanções e garantir segurança jurídica”, afirma São Thiago. A regularização permite obter licenças e operar legalmente.

Jurerê Internacional espera receber mais de 1,2 milhão de turistas até o Carnaval 2025, um acréscimo de 10% em relação à temporada passada. “Todos os sinais apontam para um verão espetacular, com ocupação máxima todas as semanas nos hotéis que administramos”, afirma George Fortunato, diretor de Hospitalidade e Negócios do Grupo Habitasul. Será o primeiro verão com a nova faixa de areia, que ganhou mais de 40 metros com a obra de alargamento. Na área da segurança, dois diferenciais importantes no balneário do Norte da Ilha de SC: a instalação do ponto fixo de fiscalização, um contêiner (imagem acima) que será usado pela Segurança Pública e Ordem Pública, e a entrega da sede da Companhia da Polícia Militar. Foto: Fernando Bond, divulgação

VIVA CIDADE
A Feira Viva Cidade terá uma programação especial de Natal em 2024 na rua João Pinto, centro histórico da capital. Serão duas edições: no sábado (21), das 9h às 14h, e na segunda-feira (23), das 10h às 17h, com apresentações artísticas e infantis, boi de mamão, gastronomia e atrações municipais. “A Feira Viva Cidade é um reflexo do que queremos para Florianópolis, um espaço que valoriza os empreendedores locais, fomenta a economia criativa e oferece experiências marcantes para a comunidade”, afirma o presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias.
LICITAÇÕES
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia é um dos palestrantes confirmados do Pregoeiros Summit, evento sobre licitações municipais que vai ocorrer em Florianópolis entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025. Nesta edição será lançado o Prêmio Ceap Brasil de Excelência em Licitações, criado para reconhecer as melhores práticas e inovações nos municípios brasileiros. Podem concorrer pregoeiros e servidores públicos envolvidos diretamente em processos de licitação e compras públicas e equipes de processos licitatórios que implementaram práticas inovadoras e eficientes. As inscrições, que seguem até 20 de janeiro, podem ser feitas pelo site do evento.
PRESIDÊNCIA
O vereador Matson Cé (PSD) está em franca campanha para permanecer à frente da Câmara de São José em 2025. Ele vem conversando com colegas de todos os partidos em busca de apoio e, nos bastidores, a percepção é de que a característica “agregadora” do atual presidente o credencia para continuar no comando do Legislativo. A agenda de Matson deve ser cheia até dia 1o, quando os vereadores eleitos tomam posse, às 18h, e elegem a mesa.

O projeto do D/Sense Home Design, empreendimento da Dimas Construção em frente ao Parque da Luz, no centro de Florianópolis, foi premiado no World Design Awards, um dos mais prestigiados do mundo em arquitetura e design. Leva a assinatura do arquiteto francês Greg Bousquet, fundador da Triptyque Architecture. O D/Sense, com entrega prevista em 2027, tem duas torres de uso misto. São 55 apartamentos de três a quatro suítes, com plantas de 178m² a 246m².