REGIÃO CENTRAL: UM PLANO ESPECÍFICO
A prefeitura de Florianópolis avalia a implantação de um plano específico para dinamizar a área do centro leste. A ideia, de acordo com o subsecretário de Planejamento e Inteligência Urbana, Kaliu Teixeira, é trabalhar a área como uma espécie de distrito de inovação, potencializando suas vocações com políticas públicas urbanísticas e econômicas. Em linhas gerais, o objetivo é criar incentivos que estimulem investimentos comerciais e, também, a transformação de imóveis residenciais.
“Tem que urbanizar, colocar mais gente morando, e ter algo também para fazer à noite, conciliar as duas coisas, não é? É difícil, mas é a briga de grandes cidades”, afirma Kaliu. O projeto Reviver Centro, que concedeu incentivos fiscais, urbanísticos e construtivos para revitalizar uma área do Rio de Janeiro, pode servir de inspiração. O distrito de inovação 22@, de Barcelona, também é outro exemplo. “Não é só trazer comércio, mas é vocacionar a área, criar um hub. A gente está pensando muito na economia criativa”, diz Kaliu. A secretaria fez um diagnóstico sobre a área (confira na imagem abaixo o perímetro considerado) que vai servir de parâmetro para a implantação do projeto.
PESCA
Gabriel Euclides Lemos foi nomeado pelo prefeito Topázio Neto (PSD) para comandar a Subsecretaria de Pesca, Maricultura e Desenvolvimento Agroalimentar de Florianópolis. Representantes do setor pesqueiro, diversas entidades e lideranças políticas defendiam o nome de Claudinei Lopes para o cargo.
IMPASSE
Coordenadora do DSEI/ISUL, unidade gestora de atenção à saúde indígena do Ministério da Saúde, Eunice Kerexu rebateu as críticas à sua gestão e disse que foram enviadas informações ao Ministério Público Federal sobre a ocupação da sede em Barreiros, São José. De acordo com ela, os manifestantes aproveitaram as chuvas intensas da semana passada para divulgarem informações falsas sobre falta de cuidado com o armazenamento de medicamentos e agora impedem a distribuição de insumos e materiais para as equipes de trabalho. Kerexu também negou falta de diálogo com as lideranças indígenas e disse que o grupo não apresentou a ela, oficialmente, qualquer demanda ou reivindicação. As conversas com os insatisfeitos, com o objetivo de acabar com o impasse, estão sendo feitas pela Secretaria Nacional de Atenção à Saúde Indígena do ministério, que fica em Brasília.
CORTES
Será no sábado (1) a escolha da corte do carnaval comunitário de Santo Antônio de Lisboa, realizado pela Associação Recreativa Cultural e Esportiva Avante. O evento, que vai definir a rainha, primeira e segunda princesa do carnaval 2025, será às 18h na rua Cônego Serpa, em frente à sede social do clube. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na página oficial do carnaval de Santo Antônio. E a prefeitura de Florianópolis e a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) recebem até 31 as inscrições para os concursos oficiais do Carnaval 2025 que vão escolher o Rei Momo, rainha, e cidadã e cidadão samba.