Coluna do Gadotti: um plano para o centro leste de Florianópolis e outros destaques

REGIÃO CENTRAL: UM PLANO ESPECÍFICO
A prefeitura de Florianópolis avalia a implantação de um plano específico para dinamizar a área do centro leste. A ideia, de acordo com o subsecretário de Planejamento e Inteligência Urbana, Kaliu Teixeira, é trabalhar a área como uma espécie de distrito de inovação, potencializando suas vocações com políticas públicas urbanísticas e econômicas. Em linhas gerais, o objetivo é criar incentivos que estimulem investimentos comerciais e, também, a transformação de imóveis residenciais.
“Tem que urbanizar, colocar mais gente morando, e ter algo também para fazer à noite, conciliar as duas coisas, não é? É difícil, mas é a briga de grandes cidades”, afirma Kaliu. O projeto Reviver Centro, que concedeu incentivos fiscais, urbanísticos e construtivos para revitalizar uma área do Rio de Janeiro, pode servir de inspiração. O distrito de inovação 22@, de Barcelona, também é outro exemplo. “Não é só trazer comércio, mas é vocacionar a área, criar um hub. A gente está pensando muito na economia criativa”, diz Kaliu. A secretaria fez um diagnóstico sobre a área (confira na imagem abaixo o perímetro considerado) que vai servir de parâmetro para a implantação do projeto.

LEIA TAMBÉM
Retrofit é aposta para mudar o perfil de algumas regiões de Florianópolis. Prédios antigos da região central começam a ser revitalizados.

Referência em arquitetura e urbanismo, Sérgio Magalhães fala sobre o papel das cidades no desenvolvimento do país.

Plano Diretor e lei do Retrofit melhoram ambiente de negócios em Florianópolis, avalia secretária de Habitação. Novas regras urbanísticas agora passam por regulamentação.

PESCA
Gabriel Euclides Lemos foi nomeado pelo prefeito Topázio Neto (PSD) para comandar a Subsecretaria de Pesca, Maricultura e Desenvolvimento Agroalimentar de Florianópolis. Representantes do setor pesqueiro, diversas entidades e lideranças políticas defendiam o nome de Claudinei Lopes para o cargo.

IMPASSE
Coordenadora do DSEI/ISUL, unidade gestora de atenção à saúde indígena do Ministério da Saúde, Eunice Kerexu rebateu as críticas à sua gestão e disse que foram enviadas informações ao Ministério Público Federal sobre a ocupação da sede em Barreiros, São José. De acordo com ela, os manifestantes aproveitaram as chuvas intensas da semana passada para divulgarem informações falsas sobre falta de cuidado com o armazenamento de medicamentos e agora impedem a distribuição de insumos e materiais para as equipes de trabalho. Kerexu também negou falta de diálogo com as lideranças indígenas e disse que o grupo não apresentou a ela, oficialmente, qualquer demanda ou reivindicação. As conversas com os insatisfeitos, com o objetivo de acabar com o impasse, estão sendo feitas pela Secretaria Nacional de Atenção à Saúde Indígena do ministério, que fica em Brasília.

SEGURANÇA
A advogada Janaina Rosa Brostolin (foto) foi nomeada secretária-adjunta de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis. Com especialização em responsabilidade civil, direito do consumidor e direito eleitoral, Janaina já atuou no Instituto de Previdência do Estado (Iprev) e na assessoria jurídica da Secretaria de Assistência Social da capital. Foi procuradora-geral da Câmara de Tijucas e, recentemente, assessora jurídica no gabinete da então vereadora Maryanne Mattos (PL), agora vice-prefeita e secretária municipal de segurança.

CORTES
Será no sábado (1) a escolha da corte do carnaval comunitário de Santo Antônio de Lisboa, realizado pela Associação Recreativa Cultural e Esportiva Avante. O evento, que vai definir a rainha, primeira e segunda princesa do carnaval 2025, será às 18h na rua Cônego Serpa, em frente à sede social do clube. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na página oficial do carnaval de Santo Antônio. E a prefeitura de Florianópolis e a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) recebem até 31 as inscrições para os concursos oficiais do Carnaval 2025 que vão escolher o Rei Momo, rainha, e cidadã e cidadão samba.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing