Coluna do Loetz: Estudo mostra crescimento recorde nas vendas de imóveis em SC, com destaque para luxo e programa habitacional

Estudo mostra o extraordinário aumento das vendas de imóveis em Santa Catarina

Levantamento feito em 19 municípios catarinenses mostra a enorme evolução dos negócios imobiliários no estado. De abril a junho deste ano, foram vendidos 9.650 apartamentos, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Para comparar: em toda a região Sul do país, a alta ficou em 9,4%, em média.

Na contramão dos negócios fechados, o número de lançamentos de novos prédios caiu 12% na mesma base comparativa. Mas isso se explica: é natural haver maior número de lançamentos no segundo semestre do ano.

Litoral concentra o luxo

A mesma pesquisa da Brain também mapeou para onde estão indo os investidores que buscam imóveis de alto padrão. A resposta é simples: Balneário Camboriú, Porto Belo e Itapema, no litoral norte, lideram no número de lançamentos. São imóveis de luxo e super luxo, nenhum custando menos de R$ 1,7 milhão.

O valor do metro quadrado mais caro continua em Balneário Camboriú: R$ 27.245,00. Porém, a cidade catarinense que teve a maior valorização imobiliária está fora do litoral: em Jaraguá do Sul, o valor dos apartamentos subiu 23% nos últimos 12 meses.

Minha Casa Minha Vida também atrai clientes

Ainda de acordo com o estudo da Brain, Joinville aparece como o décimo município do Sul do país em total de unidades lançadas. Blumenau está na quinta posição, e Palhoça surge no sétimo lugar. Nos 19 municípios catarinenses pesquisados, foram lançadas 1.387 unidades habitacionais para o público de baixa renda.

A explicação possível para este cenário é o fato de que, em Santa Catarina, a renda média do trabalhador é um pouco maior do que em outros municípios da região Sul. Os dados apresentados pela Brain e divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina atestam que o mercado imobiliário ainda tem gordura para queimar, apesar de o m² estar com preços exorbitantes nas cidades litorâneas próximas à BR-101.

Nome no Serasa continua

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu: mesmo que o devedor consiga, na Justiça, a prescrição de uma dívida, isso não significa a obrigatoriedade da remoção de seu nome do registro do Serasa Limpa Nome.

O processo: REsp 2.103.726

Editais da área cultural

A Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura de Joinville publicou chamamento público para interessados em editais de fomento a área da cultura. Um deles é relacionado a projetos correlacionados com a Política Nacional Aldir Blanc. O outro é para o desenvolvimento da Rede Municipal de Pontos da Cultura de Joinville, por meio da Política Nacional da Cultura Viva.


As inscrições começam dia 16 de setembro e se encerram dia 15 de outubro. Os dois editais podem ser conferidos no site da prefeitura neste link.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.