Coluna do Loetz: Joinville inova com Hub, horário de verão e outras notas

Nasce o Hub de aceleração e inovação em Joinville

O Join.Valle lançou, na ExpoInovação, o Hub de aceleração e inovação de Joinville. O objetivo é impulsionar a inovação e a economia local. A escolha de uma aceleradora adequada depende das necessidades específicas da startup: do setor em que atua, estágio do negócio e objetivos de crescimento, argumenta o diretor executivo Fabiano Dell Agnolo. Com o surgimento do Hub, será possível fazer diagnóstico completo do perfil do empreendimento para ser conectado a fundos de investimentos.

Horário de verão

O governo federal analisa a possibilidade de instituir o horário de verão para diminuir o consumo de energia elétrica nos horários de pico. A seca em vários Estados brasileiros fez o Ministério das Minas e Energia considerar a hipótese. Se for implementado, deverá reduzir o consumo de energia e os negócios direcionados a setores de turismo, bares, restaurantes e atividades relacionadas vão comemorar.

Em 1931, sob o governo de Getúlio Vargas, foi a primeira vez que o horário de verão foi adotado. E, desde 2019, no governo Jair Bolsonaro, o horário de verão não foi mais aplicado.

Nada de novo

Há vários fatores que degradam a região central de cidades médias e grandes. Em Joinville não é diferente. Muitos espaços em ruas do centro da cidade perderam sua atratividade e até mesmo são evitados por consumidores.

Na conversa com candidatos a prefeito, vários problemas foram apontados por comerciantes. Dois deles são antigos e estão no centro das preocupações de lojistas: 1. o aumento do número de moradores de rua e 2. as dificuldades para as pessoas estacionarem seus carros.

Estes são apenas dois aspectos de uma situação que pode se agravar, com perda crescente de negócios. Sim. O Centro de Joinville precisa ser repaginado. Urgentemente.


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.