A Coluna do Loetz desta segunda-feira, dia 29 de julho, destaca o número de empresas em recuperação judicial em Santa Catarina, mudanças na diretoria de empresas em Joinville, metas financeiras da Acredicoop e um evento da ADVB-SC com foco em vinhos e a experiência de Vicente Donini.
Mais de 300 empresas em recuperação judicial em SC; Veja os motivos
Em Santa Catarina há 362 empresas em processo de recuperação judicial. A informação é da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, a JUCESC. Estão na lista companhias dos mais variados tamanhos e segmentos. Desde transporte coletivo a têxtil, passando pelas áreas de saneamento e agropecuária. As razões para as dificuldades nos negócios são variadas.
- O endividamento grande por causa dos juros altos, a com impactos negativos sobre as receitas;
- O elevado nível de inadimplência dos clientes (tanto corporativos, como pessoas físicas), impede o recebimento de créditos e, assim, prejudica o caixa.
- E, lógico, a má gestão. Muitas vezes os sócios retiram o dinheiro da empresa para usufruir vida pessoal de ostentação e luxo.
Empresas de Joinville têm novos diretores
Duas empresas joinvilenses têm novos executivos em postos-chave. Lucas Dohler assume a diretoria industrial da empresa familiar e centenária do ramo têxtil. Com 42 anos, está na empresa há 25 anos.
Antes de ser promovido, ocupava o cargo de superintendente industrial Entre suas prioridades estão a modernização do parque fabril, e a concretização do planejamento estratégico.
Lucas é engenheiro têxtil, químico com pós-graduação em engenharia de produção e especialista em Lean manufacturing. Outra empresa que mexeu nas lideranças é a Global Estratégias Financeiras. Anunciou Silvano Boing como vice-presidente executivo. E Jaime Furlan assume o posto de diretor de tecnologia e inovação. Silvano reafirma a meta de crescimento anual de 25% a 30% da Global.
Vai trazer inteligência artificial para todas as soluções e também pretende criar outros negócios e diversificar produtos. Jackson Andrade de Sá continua como CEO.
Cooperativa tem meta bilionária para este ano
A Acredicoop completa 25 anos de atividades. E planeja atingir R$ 1 bilhão em ativos financeiros até o fim de 2024. Atualmente, tem 90 mil cooperados e 22 unidades de atendimento – 21 físicas e uma digital.
Está presente em seis cidades: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Barra Velha, Garuva e Itapoá. Até 2026, vai abrir unidades em São João do Itaperiú e em Balneário Barra do Sul.
A Acredicoop integra o sistema Ailos, formado por 13 cooperativas com negócios em 120 municípios. A cooperativa iniciou atividades dentro da Indústria Têxtil Kyly, em Pomerode. Está em Joinville desde o ano de 2006.
Almoço com vinhos: a agenda da ADVB
Será amanhã, dia 30, o tradicional Almoço de Ideias da ADVB-SC. Desta vez no Hotel Faial,
em Florianópolis, vai contar com fala do respeitado empresário Vicente Donini.
Em pauta, os negócios de vinhos de altitude e, também, sua experiência ao percorrer o
Caminho de Santiago de Compostela.