Governo do Estado quer fazer empréstimo de 420 milhões de dólares
O governo do Estado de Santa Catarina enviou projetos de lei para a Assembleia Legislativa pedindo autorização dos deputados para contrair financiamento no valor de 420 milhões de dólares. Os PLs permitem a busca dos empréstimos internacionais para investimentos em obras de infraestrutura e na modernização da agricultura.
O custo do empréstimo está calculado em 7% ao ano, além da variação do câmbio. De acordo com os textos dos projetos, o início do pagamento dessa conta será em 2030. Pela cotação atual, estes 420 milhões de dólares representam aproximadamente R$ 2,2 bilhões.
A oposição se manifestou contra, afirmando que a arrecadação estadual está crescendo mês a mês. Pela ótica dos governantes, é necessário buscar recursos novos para expandir a infraestrutura catarinense.
Celesc quer mais clientes em Joinville
Diretores da Celesc se reuniram com empresários joinvilenses, na Acij. Na rodada de negócios, apresentaram oportunidades como comercializadora de varejista de energia elétrica no contexto do regramento do mercado livre de energia.
O diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Eloi Hoffelder, destaca: “precisamos diversificar nossas fontes de receita neste momento de abertura de mercado”. Com a regulamentação, empresas de médio porte (supermercados, grandes redes de farmácias, hospitais privados, escolas particulares e indústrias), com demanda de até 500 kW, podem comprar energia de comercializadora de energia.
ACIJ prepara ação judicial contra o INSS
A Associação Empresarial de Joinville vai realizar assembleia geral extraordinária no dia 16 deste mês, segunda-feira. Na pauta, a autorização dos associados para que a entidade empresarial ingresse com ação judicial contra o INSS e contra a União, com o objetivo de afastar a responsabilidade das empresas pelo pagamento de salários das empregadas gestantes com atividade incompatível com o home office, em razão da vigência da lei 14.151/2021 (COVID-19).