A coluna Upiara Por Toda Santa Catarina destaca o papel de Bruno e Filipe Mello na articulação política do governador Jorginho Mello e na condução do PL nas eleições municipais em Santa Catarina. Também em destaque, a disputa no PL de Navegantes que opôs Jorge Seif e Ana Campagnollo e o governador Carlos Moisés na campanha de Tubarão.
Bruno e Filipe Mello, co-pilotos de Jorginho no PL-SC

Coube a Bruno Mello e Filipe Mello, dividindo a ponta da mesa na sede do PL de Santa Catarina, o anúncio dos números que confirmam o partido como aquele que tem a maior quantidade de candidatos a prefeito no Estado nas eleições municipais deste ano. São 184, dois mais que o MDB, que ostentava a mais de 30 anos o maior número de candidaturas a prefeito em Santa Catarina. Pela primeira vez em muito tempo outro partido larga na pole position. Agora começa a corrida para valer. O governador Jorginho Mello (PL) pilota o PL de Santa Catarina quase sem intermediários, mas tem nos filhos Bruno e Filipe Mello os co-pilotos do partido.
Os cargos de Bruno e Filipe Mello
Jorginho Mello não vai deixar a presidência estadual do partido e nem se licenciar do cargo de governador durante a disputa eleitoral. Bruno Mello é vice-presidente estadual do PL, enquanto Filipe Mello preside o conselho político do partido. Na condução da conversa com os jornalistas, Bruno e Filipe Mello fizeram questão de dizer que a construção eleitoral do PL é uma obra coletiva, da qual fazem parte os parlamentares do partido.
As metas do PL
O PL catarinense estima eleger entre 80 e 100 prefeitos. O partido lançou 2.647 candidatos a vereador e trabalha com a eleição de 700 a 800 cadeiras. Em 2020, antes de ter o governo do Estado nas mãos e o bilhete premiado chamado Jair Bolsonaro (PL) nas mãos, o PL elegeu 28 prefeitos e 286 vereadores. Com filiações, já tem 57 prefeitos e 483 vereadores.
Cinco comícios de Jair Bolsonaro em SC
O ex-presidente Jair Bolsonaro vai receber uma proposta de participação em cinco comícios em Santa Catarina em setembro, realizados em dois dias. As cidades escolhidas são Joinville, Blumenau, São José, Criciúma e Balneário Camboriú. Bruno e Filipe Mello sorriram ao dizer que Adeliana Dal Pont, a candidata do PL em São José, deve ganhar aquela vídeo que quase todos os candidatos de Santa Catarina querem.
A ponte que juntou Moisés, Ponticelli e Stupp em Tubarão

Três políticos que já se bicaram muito estão juntos nas eleições deste ano em Tubarão. O ex-prefeito Carlos Stüpp (PSDB) tenta voltar ao comando da cidade com o apoio de Joares Ponticelli (PP), que o derrotou em uma eleição acirrada e acalourada em 2016. Ponticelli tenta retornar à política como vereador após a renúncia ao cargo de prefeito e a condição de réu da Operação Mensageiro e mira o PL do deputado estadual e candidato a prefeito Estener Soratto. A dupla ganhou a companhia do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) como cabo-eleitoral em um vídeo sobre a ponte Stélio Boabaid, ligando Tubarão e Capivari de Baixo. O trio reclama que o governo Jorginho Mello não terminou a obra e deixam claro que isso será cobrado de Soratto na disputa local.
Moisés e Ponticelli: de adversários a casca de bala
Só para o registro histórico: Joares Ponticelli e Carlos Moisés se aproximaram muito na segunda metade do governo do comandante, quando se uniram em torno de obras estruturantes na cidade e na região. Antes, se bicaram em declações públicas durante a pandemia e Moisés chegou a vetar o ingresso de Ponticelli no extinto PSL. Tudo isso ficou para trás. Moisés foi um dos poucos políticos que nunca deixou de elogiar a gestão Ponticelli mesmo depois que ele virou alvo da Operação Mensageiro.
Já que estamos falando de ex-aliados…
Não dá para esquecer que Estener Soratto era o vice na chapa de Carlos Stüpp em 2016, naquela disputa vencida por Joares Ponticelli.
Arte em destaque: Galvão Bertazzi